Obras: Avanço nas obras Escola Elinda Simplício Costa empolga professores e alunos
A Escola Municipal Elinda Simplício Costa, localizada na Avenida Boa Esperança, passa por uma reforma completa que visa proporcionar melhores condições para seus 570 alunos, que frequentam o ensino fundamental do primeiro ao quinto ano. Com a última revitalização ocorrendo há dez anos, a nova fase de melhorias promete transformar o ambiente escolar.
A reforma abrange diversas áreas da escola, incluindo a troca dos telhados, a instalação de pisos podotáteis para garantir a segurança dos alunos, a revisão da cobertura, além de melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias. A ampliação das instalações inclui a construção de cinco novos ambientes, como as salas para coordenação, diretoria, professores, educação especial e uma nova sala de leitura. Além disso, os espaços já existentes, como a biblioteca, o laboratório de informática e a sala multiuso, também estão sendo reformados.
Com o foco em garantir um ambiente mais confortável e adequado para o aprendizado, a obra também contempla a instalação de sistemas de combate a incêndio e a melhoria na acessibilidade da escola. A nova estrutura promete ser mais moderna e segura, além de facilitar o cotidiano de alunos e professores.
O professor Paulo Gabriel Nascimento Monteiro, comenta sobre a expectativa em relação à reforma. “O ambiente impacta diretamente na qualidade do nosso trabalho e no aprendizado dos alunos. Quando o espaço é confortável, com temperatura adequada e sem ruídos excessivos, isso contribui para a concentração dos estudantes e para a qualidade do ensino”, explica destacando a importância de trabalhar em um ambiente propício, onde tanto professores quanto alunos se sintam motivados e confortáveis.
Para a aluna Maria Eduarda de Araújo Feitoso, oito anos, as melhorias também são aguardadas com entusiasmo. “Antes, as salas eram muito quentes, e os ventiladores estavam quebrados. Era muito desconfortável”, relata.
Agora, com um ambiente mais fresco e arejado, ela está animada para estudar em um espaço mais agradável, com salas de aula novas e cadeiras em bom estado. “Vai ser bem legal estudar em um lugar novinho, com a parede pintada e tudo organizado. Também quero aproveitar a nova sala de leitura e os livros novos”, diz Maria Eduarda.
A reforma está em sua fase final, com o acabamento dos pisos, emassamento, pintura, forro e a instalação da cobertura termoacústica do pátio central e do novo bloco. A escola está prestes a receber seus alunos em um ambiente completamente revitalizado, que será, sem dúvida, um reflexo do esforço em melhorar as condições de ensino e aprendizagem.
A obra, com 90% de conclusão, tem previsão de ser entregue em breve, trazendo um impacto positivo tanto para a comunidade escolar quanto para a educação local como um todo.
Repórter: Osvaldo Henriques
Fotógrafo: Arthur Viana sob supervisão do repórter