Obras: Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual passa por revitalização e ampliação
A Prefeitura de Marabá deu início às obras de revitalização e ampliação do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), localizado na Agropólis do Incra. Nesta fase inicial está sendo construído um muro, que agora separa o CAP e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), que antes funcionavam no mesmo espaço.
De acordo com Eduardo Bogaz, engenheiro da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), as obras de revitalização vão contemplar revisão do telhado, hidráulica, parte elétrica, nivelamento do piso, para proporcionar melhor acessibilidade e ainda, adaptação para novos ambientes, a exemplo de uma área de circulação, que dará acesso a um bloco a ser construído após o término da revitalização.
Na área revitalizada, o CAP funcionará com biblioteca, salas de informática, de soroban, de ciências, de artes e do segundo segmento do ensino fundamental e língua portuguesa. A cozinha, despensa, pátio e área de serviço também serão contemplados.
Já no novo prédio serão implantados espaços mais amplos, como a salas de AVD (atividades para vida diária), para o ensino fundamental menor, para estimulação precoce, para alfabetização em braile, para produção de materiais, para alfabetização de pessoas com baixa visão e sala de orientação e mobilidade (OM), além de hall, banheiros masculino, feminino e PcD, brinquedoteca e salas administrativas.
Para Josiane Soares Martins, coordenadora do CAP, o momento é de comemorar a realização do sonho daquela comunidade. “Felicidade total, esperamos muito por esta reforma, por esse espaço pra termos todas as nossas salas funcionando. As salas já estavam pequenas, algumas estavam até desativadas por conta do espaço. Toda a comunidade está empolgada”, enfatiza.
O CAP é uma instituição que tem como principal objetivo preparar o deficiente visual para a vida, sendo referência na região. O atendimento é feito, inclusive, com crianças mais novas. Atualmente o centro atende a 110 alunos.
Vale ressaltar que as matrículas para 2021 estão abertas. As escolas podem encaminhar alunos com deficiência visual para o CAP, assim como a comunidade em geral. O atendimento para as matrículas deve ser presencial das 08h às 12h e das 14h às 18h. A pessoa com deficiência visual deve estar presente no ato da matrícula para a realização de triagem.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento