Obras: Construção do Cine Teatro ganha novas formas com revestimento termoacústico e demais acabamentos
O Cine Teatro Eduardo localizado na Folha 16, ao lado do Ginásio Poliesportivo, começa a receber acabamentos internos que destacam a estrutura da obra de grande importância para arte em Marabá
Um novo espaço para o público de Marabá prestigiar grandes eventos culturais está com a obra de construção bastante avançada. O Cine Teatro vai contemplar dois prédios onde serão realizadas apresentações teatrais e também formação para atores, dançarinos e músicos, entre outros profissionais.
A construção está com 80% da estrutura pronta e entra na fase final de acabamentos internos, polimento do piso e pintura. Esta fase inclui revestimento interno acústico e térmico com celulose e lã de vidro, respectivamente na plateia e palco, em paredes e laje de forro; Instalações hidrossanitárias completas; urdimento (armação de estrutura metálica) para varandas, sustentação das polias, cortinas dos cenários, banheiros prontos com acessibilidade.
“Quando falamos de cinema e teatro, estamos falando de uma obra de um investimento de mais de 3 mil m², porque são dois prédios, na verdade. O Cine Teatro, efetivamente, que é o auditório e o teatro, tem mais de 380 cadeiras. Temos a parte do palco e por trás do palco toda uma infraestrutura para dar apoio, que é a coxia, os camarins, o banheiro, o local onde vão ficar os artistas. O prédio tem que ser preparado com a acústica para proporcionar para a pessoa que está na última fileira receba a mesma qualidade de som que a pessoa que está na primeira fileira”, explica a engenheira Ana Betânia Moreira, titular da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop).
A obra contempla dois prédios, em um espaço com mais de 5 mil m² de construção. No primeiro prédio será o Cine Teatro com palco com capacidade para 401 espectadores, camarins, banheiros coletivos e individuais e banheiros adaptados para deficientes físicos, feminino e masculino, lanchonete, sala de repouso, bilheteria e administração.
O segundo bloco será o Prédio Cultural, onde acontecerá a parte de formação, reciclagem e aperfeiçoamento de músicos, dançarinos, atores, entre outros. O espaço terá 17 setores, que vão desde as salas de apresentações para as oficinas até as áreas de Convivência.
“Fora o cinema e teatro, temos outro prédio, que é o de formação, uma sala de música, duas de dança, uma de audiovisual e mais duas salas de aula. Então ali a gente vai poder proporcionar, através da Casa da Cultura, vários tipos de oficinas para crianças e adolescentes poderem estar trabalhando seus talentos. Da mesma forma que o Cine Teatro, os dois são totalmente preparados, dando acessibilidade, oportunidade para qualquer uma dessas crianças poder estar trabalhando lá, estudando e se capacitando, é uma questão realmente de oportunidade”, enfatiza Ana Betânia Moreira.
Wânia Gomes, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, diz que será um grande presente que Marabá vai ganhar para fortalecer os espaços e as ações culturais na cidade.
“Falar do Cine Teatro é uma emoção, porque é mais um patrimônio cultural que a prefeitura vai entregar para a cidade. Um teatro que tem uma sala com 400 lugares, um centro cultural, com salas multidisciplinares, sala de audiovisual, sala de dança e sala para cursos. A expectativa é muito grande, porque a gente pode sediar qualquer peça de teatro que esteja no cenário nacional e shows. É um espaço multiuso, é mais um patrimônio que vai fortalecer mais ainda a nossa cultura e é um presente para a cidade”, diz.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Secom