
Obras: Construção do novo CTA está bem adiantada
A construção das instalações do novo prédio do Serviço de Atendimento Especial e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), responsável por realizar aconselhamento e orientações voltadas para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) está bem adiantada. O SAE/CTA é fundamental para a prevenção e acompanhamento de condições como HIV/AIDS, sífilis, hepatites virais, entre outras IST.
As obras do novo complexo estão em fase de acabamento. As 13 caixas de distribuição de energia estão instaladas e o sistema elétrico foi finalizado. O telhado também já foi finalizado e instalado o cabeamento de internet. A fossa, sumidouros e caixas de passagem de esgoto e de águas pluviais passam por trabalho de finalização.

“A expectativa é a melhor possível, o novo prédio está sendo construído com base na necessidade institucional e, principalmente, do usuário SUS, pessoas em diagnóstico e tratamento por ISTs, HIV, AIDS e hepatites virais. O novo prédio em construção, conta com três blocos amplos e adequados, de fato, para a necessidade da política de IST no município de Marabá”, explicou Katiane Chaves, coordenadora do SAE/CTA.
A divisão dos blocos em três, inclui um bloco administrativo, um bloco laboratorial e um bloco ambulatorial. “O que nos chama de fato a atenção, o tamanho da estrutura, a qualidade que vai ser fornecida para os usuários, a condição adequada de trabalho para os servidores. Então com certeza é um avanço para o município de Marabá”, destaca Katiane Chaves.
O SAE/CTA de Marabá atende a 16 municípios, é referência para 11º Centro Regional de Saúde e de acordo com a coordenadora, o CTA de Marabá atende pacientes de outros 23 municípios que integram a região, além de qualquer usuário que precisar da assistência para prevenção, diagnóstico e o tratamento das IST.







Texto: Victor Haôr
Fotos: Luís Fernando e Nathália Costa