Obras: Revitalização da Escola Duque de Caxias ganha últimos detalhes antes de ser entregue à população
A comunidade da Escola Duque de Caxias na Vila Militar, núcleo Nova Marabá, já está com grande expectativa para a entrega das obras de ampliação e revitalização realizadas no local, durante os últimos meses. As equipes que executam a obra estão finalizando detalhes de acabamento como a calçada e a pintura de alguns pontos.
No serviço de ampliação, a escola ganhou mais uma sala de aula e refeitório. Além disso, outros espaços foram readequados para abrigar os setores administrativos e a sala de leitura. Toda a pintura do prédio da escola foi revitalizada. A construção de uma rampa na parte da frente garante a acessibilidade e o muro oferece maior integração no espaço escolar.
Os mais de 200 alunos atendidos pela escola entre o 6º e o 9º ano contarão ainda com o Laboratório de Informática revitalizado e uma sala para Prática de Jogos. Algumas pinturas como a da Sala de Leitura e do muro foram projetadas pelo artista visual Bino Sousa.
A diretora Ana Cláudia Miranda expressa sua satisfação em ter acompanhado toda a obra e poder ver a concretização juntamente com a comunidade escolar.
“É uma sensação de sonho realizado, missão cumprida. Chegou a tão sonhada inauguração da escola. Eu não sei nem como externar a minha felicidade, minha alegria em relação à reforma dessa escola porque não tínhamos alguns espaços, a gente não tinha uma sala de leitura adequada, um refeitório adequado, sala de direção, nem de coordenação, não tinha os banheiros apropriados e hoje nós temos salas totalmente climatizadas. Os meninos estão super felizes, animados com essa inauguração. A gente vê o desenvolvimento deles porque sabemos que quando os alunos têm um ambiente mais apropriado, o rendimento deles com certeza é melhor”, afirma a gestora.
A estudante Maria Kamilly, 13 anos, está no 8º ano e conta que está ansiosa para a inauguração, mas que já acompanha as melhorias que a obra trouxe para a escola.
“Eu estou muito feliz porque fiquei esperando. A escola está em um movimento muito agradável, aconchegante, um espaço que eu amo e do jeito que eu esperava. Eu espero que continue assim, essa escola linda e maravilhosa. Eu gosto muito do laboratório porque gosto de tecnologia. Para mim, não precisa de mais nada porque tem tudo que precisa, laboratório, sala de leitura, livro. Eu me divirto bastante”, garante.
O professor Andrew Batista é o responsável pelo Laboratório de Informática que ganhará novos computadores a fim de atender a comunidade escolar. Para ele é uma satisfação participar de um momento tão importante e aguardado pela escola, expectativa que aumenta com o novo espaço do laboratório.
“É um sonho realizado para a gente que trabalha aqui e a comunidade vê como uma grande transformação para os alunos, vai trazer muitos benefícios, conforto no momento do ensino. Sem falar que estamos com um espaço bem aconchegante, confortável que faz com que esses alunos se sintam bastante acolhidos dentro da escola. Vai ser uma experiência nova porque eles têm o contato apenas com tecnologias como celular e no momento que eles pegarem o computador, utilizarem outras ferramentas com mais facilidade, tenho certeza que vai ser de grande valia para eles”, pontua.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom