Obras: Revitalização e ampliação da EMEF Elinda Simplício Costa vai garantir mais infraestrutura para comunidade escolar
Localizada no bairro das Laranjeiras, a Escola Municipal Elinda Simplício Costa está em processo significativo de revitalização e ampliação. As obras visam melhorar o espaço da escola, oferecendo um ambiente mais seguro e acessível para os alunos e funcionários. Há mudança dos telhados, instalação de pisos podotáteis, revisão da cobertura, assim como das instalações elétricas e hidrossanitárias.
Na parte de ampliação, estão sendo construídos cinco novos ambientes para coordenação e secretaria, diretoria, professores, educação especial e sala de leitura. A obra contemplará ainda sistemas de combate a incêndios e acessibilidade.
De acordo com Isaac Gama, técnico em edificações responsável pelo projeto, a reforma inclui a construção de três novos espaços e a reforma de seis salas de aula. A primeira fase da reforma consiste na construção de uma nova sala para a gestão, uma sala para os professores e um novo espaço de portaria. Além disso, todas as treze salas de aula, a biblioteca, o laboratório de informática e a sala multiuso estão sendo reformadas. “Todos os espaços, incluindo as calçadas em torno da escola, receberão o projeto de acessibilidade, conforme as normas vigentes”, destaca.
A escola, situada na Avenida Boa Esperança, atende 570 alunos do primeiro ao quinto ano. A última revitalização ocorreu há dez anos, e esta nova fase de reformas visa atualizar e melhorar as instalações. Além das novas construções, a ampliação inclui a sala da diretoria, secretaria, sala de professores e banheiros, bem como a implementação de um sistema de combate a incêndio. “Estamos agora na fase de acabamento, que inclui adequações para tornar o prédio acessível a pessoas com deficiência, como a instalação de pisos táteis e barras de apoio”, acrescenta Gama.
A próxima etapa será de acabamento dos pisos e emassamento, pintura, forro e cobertura termoacústica do pátio central e do novo bloco. Além disso, as obras serão concentradas na outra parte da escola que passará por revitalização. Diante disso, o serviço está com 85% do cronograma físico e financeiro concluído.
Rayssa Bezerra Silva, secretária da escola, expressou a satisfação com as melhorias: “Para nós, é uma alegria ver a escola sendo reformada para atender melhor os alunos, a comunidade e os profissionais”, disse destacando que, anteriormente, apenas algumas áreas da escola eram climatizadas, como a secretaria, a sala de direção, a sala dos professores, a sala de leitura e o laboratório de informática. Com a reforma, todas as salas de aula também serão climatizadas, proporcionando um ambiente mais confortável para todos.
Ela reitera que “as obras estão sendo realizadas em etapas para garantir que as aulas não sejam interrompidas e para não comprometer o ano letivo, por isso revezamos os alunos”, acrescenta Rayssa.
“A comunidade escolar está com uma expectativa muito positiva. É um sonho ter uma escola revitalizada, assim como todos os alunos merecem ter um espaço bonito como eles mesmos desejam. Hoje, a Escola Elinda Simplício Costa está de parabéns por receber essa reforma, com ampliação e a felicidade é muito grande em nossos corações, não só das crianças, mas também de todos os funcionários de ter um espaço adequado para o ensino e aprendizagem”, ressalta Katiucia Sousa, diretora da escola.
Com previsão de conclusão em breve, a reforma da Escola Elinda Simplício Costa representa um importante investimento na educação e no bem-estar dos estudantes e da comunidade escolar, garantindo instalações modernas e acessíveis. Atualmente, a escola atende 570 alunos do 1º ao 5º anos, nos turnos manhã e tarde, somando 20 turmas. No período noturno funciona o Ensino Médio. Como parte da escola está em obras, seis turmas têm aulas na Igreja São João Batista.
Texto: Osvaldo Henriques e Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio, Luís Fernando e Wellen sob sua supervisão