Obras: Escola Rayara de Carvalho alcança 60% de conclusão
O novo prédio da Escola Municipal Rayara de Carvalho, no bairro Bom Planalto, núcleo Cidade Nova, já está 60% concluído. Atualmente, as equipes atuam na instalação da estrutura metálica da cobertura, tanto do Bloco Administrativo, quanto do Pátio de Recreação. O cronograma seguirá para a cobertura da quadra poliesportiva e os serviços de acabamento, reboco e revestimento das salas e esquadrias.
A nova escola contará com 2.600 m² de área construída e 14 salas de aula divididas em dois blocos de sala de aula, bloco administrativo com salas da diretoria, dos professores e depósito, além de área para recreação e alimentação dos alunos. A escola terá ainda salas de coordenação, secretaria, arquivo, apoio pedagógico, multiuso, laboratório de informática, vestiário e outros espaços.
O sistema hidrossanitário já está completo, faltando apenas a instalação de louças e vasos, que ficarão para a reta final. Já o sistema elétrico foi iniciado e, com a finalização da cobertura, os cabos elétricos e de fibra óptica serão instalados.
As equipes também trabalham na finalização da caixa d’água em concreto armado, dividido em duas partes capaz de armazenar 40 mil litros de água, além de 12 mil litros de reserva de incêndio.
O engenheiro da construtora licitada para executar a obra, Walber Araújo, explica que a escola contará com acessibilidade em toda a extensão.
“A gente teve o maior cuidado na parte de acessibilidade dando seguimento, fazendo as rampas necessárias, os declínios que precisava. Vamos passar para o pavimento tátil também, direcionamento. Então, a gente está pensando também em deixar a escola mais acessível possível”, afirma.
Com o novo prédio construído do zero, a escola ampliará de 500 para 800 o número de alunos atendidos, expandindo o acesso ao ensino nos bairros Bom Planalto e da Paz, do 1º ao 5º anos do ensino fundamental. O prédio onde a escola funciona atualmente é localizado na Avenida Alfredo Monção, no bairro da Paz.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Estagiária Wellen Cristina sob supervisão de Ronaldo Palheta