A revitalização inclui reforma da estrutura e troca de mobiliários nas dependências do prédio

A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Terezinha de Souza Ramos, na Folha 18, Nova Marabá, passa por uma reforma completa desde o dia 24 de julho, com pintura de todo o prédio, colocação de mais pias na área da cozinha, reestruturação dos banheiros e troca de mobiliários das salas de aula. 

Atualmente atende 150 alunos em tempo integral do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Construída no ano 2000, passou por apenas uma pintura em 2018. O diretor da Escola, Eduardo Cortês de Miranda, afirma que a reforma chegou em boa hora. 

“Para nós foi uma surpresa chegar essa reforma, essa revitalização. As crianças já identificam, com o retorno às aulas agora  na segunda-feira. Elas falam: tio, nossa escola está nova, o banheiro está novo. Era um sonho meu, quando eu assumi a gestão dessa escola, ter essa revitalização. A comunidade, os pais, na segunda-feira, que foi o primeiro dia de aula, ficaram encantados ao chegar ao portão da escola. Tinha um pai fazendo foto e a gente vê que está sendo bem aceito. É com muita alegria que a gente recebe essa revitalização por parte da prefeitura”, comemora o gestor da unidade. 

A professora Fábia Araújo afirma que está muito feliz porque melhora para os alunos e para os professores.

“Para a gente, essa revitalização também é benéfica, porque o espaço reformado dá vontade de trabalhar melhor. Claro que ainda faltam muitas coisas que almejamos. Como professora, os alunos também querem, mas essa reforma aqui já ajuda muito. Ajuda as crianças também, proporciona um melhor aprendizado, uma melhor situação dentro de sala, o conforto para os nossos alunos, até para nós mesmos”, frisa. 

O aluno no 5º ano, Vitor Fael Medrado, conta que ficou muito admirado com as mudanças, assim que chegou.

“O primeiro dia que eu cheguei na escola, eu falei. ‘Nossa, a escola tá muito diferente. Entrei no banheiro, todo reformadinho, tudo bonitinho‘. Quando estava vindo da minha sala estava vendo tudo pintado. Ficou bem mais bonito. Eu gostei das pinturas, que reformaram a pintura e que colocaram ar condicionado”, informa.

Existe também um projeto de ampliação onde está prevista a mudança de local da cozinha, a construção de mais duas salas e um laboratório de informática. 

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes