Obras: Marabá ganha Estádio Asdrúbal Bentes com capacidade inicial para 3 mil torcedores
Marabá ganha um novo estádio, a Arena Itacaiunas Asdrúbal Bentes, inaugurado no último sábado, 28, no KM-8, Vila São José. A capacidade inicial é para 3 mil torcedores, mas pode ser ampliada. Agora, o Águia de Marabá tem um novo espaço para treinar e jogar.
O prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, pontua a necessidade de construção do estádio e relembra o homenageado, ex-deputado federal Asdrúbal Bentes, já falecido.
“Esse estádio era muito esperado porque o Zinho Oliveira ficou pequeno e Marabá cresceu muito. Hoje, é um estádio digno do Águia, que vai participar da Copa do Brasil. Asdrúbal Bentes foi o cara que mais batalhou para trazer recursos federais para esse estádio. Uma homenagem muito digna. Estou feliz em ver essas milhares de pessoas e a gente vê o quanto que o futebol é paixão nacional. É uma coisa espetacular”, observa.
O campo do estádio segue o padrão Fifa e tem 110 metros de comprimento e 75 de largura. Além disso, possui arquibancada coberta, vestiário e área para aquecimento com grama sintética.
A titular da Secretaria Municipal de Viação Obras Públicas (Sevop), Ana Betânia Moreira, avaliou ser importante a construção do estádio para as campanhas do Águia.
“A gente espera com isso que em 2025 nosso Águia tenha muita sorte, boas energias. É o primeiro passo para que possamos evoluir cada vez mais o nosso futebol”, comenta.
O presidente do Águia de Marabá, Sebastião Ferreira Neto (Ferreirinha), celebra a entrega do estádio e o quanto isso significa para o time, que tem conquistado seu espaço no últimos anos.
“É uma alegria muito grande depois de o Águia ter se tornado uma realidade a nível nacional. A gente vê vários municípios que têm um estádio, mas não tem um time à altura do Águia. Em Marabá, a gente tinha um time e não tinha um estádio. Hoje, estamos felizes e emocionados em participar desse momento histórico. Agradecemos ao prefeito Tião Miranda, ao Asdrúbal Bentes, que foi um grande desportista, um grande deputado federal”, comenta.
Para o secretário de Esporte e Lazer de Marabá, Thyago Ferraz, o novo estádio, além de atender ao Águia, também poderá ser usado pela comunidade, como uma nova opção para a realização e campeonatos, por exemplo.
“A gente fica muito feliz com a entrega da Arena Asdrúbal Bentes e acredito que será uma praça esportiva utilizada não só pelo Águia, mas também pela comunidade marabaense. O objetivo é fazer com que isso aqui seja usado tanto pela base, quanto master, feminino, pela zona rural e que vai desafogar as demais praças como Piçarrão, Zinho Oliveira”, observa.
Gastão Neres, 80 anos, é um dos acolhidos pelo Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar). Nascido no Maranhão, torcedor do Águia, com o seu radinho, nunca perde um jogo e sempre se emociona com os lances. Ele realizou um sonho ao estar na inauguração do estádio e ver a estreia do Águia na nova arena.
participar da inauguração do estádio
“Eu já joguei muito, era do ataque e eu era bom. Eu gosto muito. O jogo que tiver de fora, não vou perder um aqui”, comentou.
Djonaltan Costa é árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) há nove anos e da Federação Paraense de Futebol (FPF) há 14 anos e geralmente apita os jogos amistosos do Águia em Marabá.
“É um espetáculo por parte da prefeitura, é um anseio grande do torcedor marabaense que tem o futebol, desde a base até o profissional, muito conhecido fora da cidade, do estado. Então, é uma sensação maravilhosa para mim, como filho da cidade, participar desse momentos histórico, da entrega desse estádio e apitar o primeiro jogo profissional nessa nova arena de Marabá”, celebra.
Anibal Bentes, filho de Asdrubal Bentes, participou da cerimônia. Ele compartilha com os presentes seu sentimento em relação à homenagem ao pai.
“Eu queria parabenizar o Tião por ter dado continuidade e concluído mais um sonho do deputado Asdrubal Bentes. Agradeço a oportunidade, agradeço a todos. Aonde estiver, ele está muito feliz com o que está acontecendo hoje aqui em Marabá. Meus parabéns a todos”, agradece.
Após a cerimônia de inauguração, o Águia entrou em campo em amistoso contra o Imperatriz. O placar foi 1×0 para o time visitante.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes