A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) intensifica os investimentos em infraestrutura urbana no Bairro Liberdade, Núcleo Cidade Nova, com a pavimentação e urbanização de importantes vias da comunidade. Entre elas, estão as ruas Nossa Senhora Aparecida, São Francisco e Travessa Planalto  que estão recebendo obras de drenagem, meio-fio, sarjeta, calçadas e pavimento em concreto.

Na Rua Nossa Senhora Aparecida, os serviços estão em andamento em dois trechos. Entre as avenidas Tiradentes e 26 de Junho, está sendo executada a concretagem das calçadas. Entre as avenidas Maria Adelina e Brasil foram finalizadas as travessias em concreto para facilitar a mobilidade. A Travessa Planalto também está em obra, em um trecho ocorre a escavação de valas para receber meio-fio e sarjeta e em outro, a montagem de formas e telas para tampas de caixas de passagem.

Essas intervenções mudam a paisagem e a rotina dos moradores, que antes enfrentavam lama, buracos e muita poeira. Para João Batista Figueiredo, morador da Rua Nossa Senhora Aparecida desde 1985, o sentimento é de alívio e gratidão.

“Aqui era só buraco. As administrações passadas nunca calçaram. Agora chegou. A gente só espera melhorias. Vai mudar tudo: saúde, trânsito, estilo de vida. É só alegria”, comenta.

A valorização dos imóveis e o conforto das novas calçadas também foram destacados pela professora Sara de Paula.

“Antes era só buraco, muita lama e poeira. Agora temos asfalto, nossas casas foram valorizadas. É um benefício enorme para todos”, afirma.

Com 80 anos, dona Maria Silva também celebrou a mudança.

“Agora está tudo ótimo. Poeira e lama acabaram. Estou muito feliz”, disse, emocionada.

Quem também compartilha da mesma alegria é Antônio Trajano Chaves, 64 anos.

“Antes era só lama. Hoje tá bacana. Tá tudo correndo bem, a saúde melhora, a valorização também. É só felicidade”, afirmou, destacando que o sentimento é coletivo no bairro.

Para a jovem dona de casa Gleiciane Alves Mendes, de 21 anos, o fim dos buracos e da poeira foi o maior alívio.

“Ajudou muito. Agora está bom para passar, ficou ótimo”, disse, relembrando os transtornos que a falta de pavimentação causava.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Lúcio Silva