Obras: Piscina semiolímpica no Ginásio Municipal vai atender alunos e grupos de atletas
A primeira piscina semiolímpica de Marabá será inaugurada em breve. Localizada no Ginásio Municipal Renato Veloso, na Folha 16, Nova Marabá, possui estrutura que conta com 25 metros de comprimento, 20 de largura, oito raias e seu projeto busca a garantia da acessibilidade. A piscina visa atender alunos da rede municipal de ensino, além de proporcionar espaço para grupos de atletas e eventos esportivos regionais.
A instalação do alambrado e proteção, além do guarda-mão na entrada da casa de máquinas foram concluídos recentemente, além da instalação de toda a parte de vidro. Nos arredores da piscina houve a aplicação da pedra São Tomé, que é um tipo de pedra antiaderente para evitar que os banhistas escorreguem. A parte superior dos arredores da piscina está coberta e a equipe trabalhou por último na lateral. Os azulejos da piscina já foram instalados e a parte da casa de máquinas da piscina também.
“Instalamos os portões e grades na casa de máquinas, trabalhamos na finalização do reboco e os acabamentos gerais”, detalha o mestre de obras.
Nas últimas semanas, importantes etapas foram concluídas, conforme destaca o mestre de obras Ivanildo Freitas. “Iniciamos a pintura e avançamos na instalação do alambrado e proteção, além do guarda-mão na entrada da casa de máquinas. Também já instalamos toda a parte de vidro e azulejamento.”
Ney Alves dos Santos, secretário municipal de Esporte e Lazer, explica que a piscina segue os padrões da Federação Internacional de Natação (FINA), com 25 metros de comprimento, 20 metros de largura e 2,20 metros de profundidade. Contará com oito raias, cada uma com dois metros de espaçamento, e toda a infraestrutura será acessível para cadeirantes e deficientes visuais.
As arquibancadas possuem dimensões de 31×13 metros e sete patamares de assentos para o público. A obra inclui também vestiários para atletas e cabines para a imprensa.
Além de oferecer oportunidades para o lazer e a prática de esportes, a nova piscina semiolímpica permitirá a formação da primeira equipe de polo aquático de Marabá, impulsionando o desenvolvimento de novos talentos na cidade, reafirmando seu compromisso com o esporte e a educação, proporcionando uma estrutura de qualidade para a comunidade.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Wellen e Cecília Ionara sob orientação do jornalista Osvaldo Henriques