Obras: Ponte Dona Ana Miranda é inaugurada com festa na sexta-feira, 27
Inauguração da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas “Dona Ana Miranda” representa um grande marco para a mobilidade urbana de Marabá e conta com grande participação de autoridades e da população
Marabá recebeu uma importante via de mobilidade urbana com a inauguração da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas “Dona Ana Miranda”, que liga os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá, na sexta-feira, 27. A cerimônia contou com participação de autoridades do município e estado, além de populares.
Oficialmente, a ponte foi entregue por volta das 18h com a retirada do laço e descerramento das placas com nomes das autoridades e homenagens a pessoas que contribuíram para a construção do empreendimento.
“É uma obra realizada pela Prefeitura, que teve uma parceria do Estado. O Estado foi fundamental para fazermos essa obra. Essa ponte vai melhorar muito a mobilidade urbana de Marabá. É algo fantástico. É mais um acesso entre os dois núcleos. É uma satisfação muito grande a gente ver a alegria das pessoas que já estavam visitando essa ponte há tempos, passeando na ponte, esperando esse momento da inauguração e liberação da ponte”, ressalta Sebastião Miranda, prefeito de Marabá.
A Ponte Dona Ana Miranda possui 524 metros de extensão, 16 metros de largura e 1,85 metro de faixa de passeio. Além disso, os acessos à ponte somam mais de 2.500 metros.
O governador do Estado, Helder Barbalho, presente na cerimônia ressalta a importância da obra e da parceria com a gestão municipal para a execução.
“Uma obra fantástica que permite com que o crescimento urbano, com que a mobilidade urbana, com que o direito de ir e vir da população possa ter um equipamento público que facilite a vida do povo marabaense. Hoje é o dia de Marabá dizer ‘muito obrigado, Tião Miranda, pela grande contribuição que você tem feito a este município'”, comenta.
A inauguração contou ainda com falas de líderes religiosos como o bispo Dom Vital Corberlinni e o secretário de Segurança Institucional de Marabá, pastor Jair Guimarães.
A titular da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), Ana Betânia Moreira, pontua que a construção da ponte durou 1 anos e 5 meses e foi um grande desafio.
prefeito Sebastião Miranda e pelo governador Hélder Barbalho
“Do início ao fim, desde a fase do projeto, levantamento topográfico, batimetria. Do início ao fim sempre com muitos desafios, mas sonhos só se tornam realidade para aqueles que ousam sonhar. Tudo o que a gente faz com comprometimento, disciplina e muito amor, uma hora dá certo. Sempre vai dar certo. É só colocar Deus à frente e a gente consegue chegar”, comenta.
Elisângela Messias mora em Goiânia, mas nasceu em Marabá. Passando uns dias na cidade para celebrar o Natal e o Ano Novo, ela comemora a construção da nova ponte.
“Agora, me deparei com essa ponte linda, maravilhosa. Amei vir aqui. É tudo de bom. É uma obra que vai deixar a cidade mais bonita”, comentou.
Além do prefeito e do governador, a mesa de honra foi composta pelos deputados estaduais Chicão, Iran Lima, Aveilton Souza e Toni Cunha, este, prefeito eleito de Marabá. Também estiveram à mesa o deputado federal Junior Ferrari; a primeira dama do Estado, Daniela Barbalho; o secretário regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon; e Arnaldo Neto Gaspar, fundador da empresa que executou a obra.
Após a cerimônia, houve queima de fogos e shows de Lynda Sousa e Ruanna Ly.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes, Sávio Calvo e Jordão Nunes
Drone: Sérgio Barros