Os blocos 1 e 3 do Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Marabá estão na etapa de reboco e em estágio avançado para o início de instalação da cobertura definitiva, enquanto a equipe trabalha na conclusão da laje de cobertura do bloco 2. A previsão é que com a cobertura concluída, os serviços internos avancem com mais agilidade, independentemente das condições climáticas. A estrutura da caixa d’água também está em andamento, assim como a montagem da estrutura da cobertura, que começa a ser instalada.

A obra está com estrutura levantada e, logo, serão feitos os acabamentos. Além do reboco, foi iniciado o trabalho de contrapiso. Os quadros elétricos estão sendo montados e as tubulações para o sistema de água já estão sendo executadas.

O projeto visa ampliar e qualificar os atendimentos de urgência e emergência no município, entra agora na fase de reboco, instalação da cobertura e avanço dos sistemas elétrico e hidráulico.

Com cerca de 3.500 m² de área construída, o novo Pronto-Socorro contará com mais de 60 espaços, incluindo 24 leitos adultos, 12 pediátricos, 17 leitos de observação, salas de emergência, consultórios médicos, setores administrativos, raio-X, isolamento, reidratação, enfermagem, higienização, entre outros. O projeto também foi ampliado para incluir uma área adicional de 120 m² destinada à instalação de um tomógrafo.

A obra é considerada um marco na modernização da infraestrutura hospitalar de Marabá, e deve representar um salto na qualidade do atendimento emergencial prestado à população. 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Karlos Teixeira