As equipes da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) iniciaram a construção do novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Maria Isabel Francisca do Nascimento, localizado na Folha 8, Nova Marabá. De acordo com a engenheira encarregada da obra, Ana Paula Romeira, o projeto prevê a edificação em um terreno de 995,10 m², distribuído em três blocos: administrativo, pedagógico e de serviços, além de áreas externas destinadas à convivência e recreação.

“A escola foi projetada para atender cerca de 150 alunos por turno, oferecendo ambientes adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas, em conformidade com as normas de acessibilidade e segurança”, destaca.

Ivanildo Freitas Leão, encarregado da obra pela empresa terceirizada, explica que a equipe trabalha na fase de base do muro realizando a escavação das estacas. Em seguida, serão executadas a viga baldrame e o radier, para então iniciar a elevação do muro. A primeira etapa consiste em fechar o terreno, permitindo a continuidade da locação do prédio. O projeto contempla 621,90 m² de área construída, com seis salas de aula, sala de professores, diretoria, escovódromo, depósito, despensa, sala de espera, banheiros, área verde e pátio de recreação.

“As crianças vão poder contar com uma escolinha nova no ano que vem toda zerada, vai ser entregue com chave de ouro, vai ficar show de bola. Climatizada, murada, com uma cobertura excelente!”, afirma.

A expectativa é que, a partir desta semana, a equipe aumente para cerca de 20 a 25 trabalhadores.

A diretora do NEI, Alcirégia Lima Pereira, conta que atualmente a unidade atende 105 crianças, de quatro e cinco anos, nas turmas de Jardim I e Jardim II. Ela destaca que a comunidade espera pela nova estrutura há sete anos e que a entrega vai representar um avanço significativo.

“Estamos todos muito felizes, transbordando de alegria, porque essa obra é um benefício para toda a comunidade. É uma conquista que vai dobrar nossa capacidade de atendimento e, além das turmas atuais, também permitirá receber crianças do maternal. É um sonho antigo que finalmente está se tornando realidade”, expressou.

Moradora da Folha 8, a dona de casa Marinalva Maria de Araújo contou que a espera pela construção do novo NEI foi longa e, muitas vezes, cansativa.

“Graças a Deus chegou o dia da gente realizar nossos sonhos e os sonhos das crianças. As professoras e a diretora sempre foram excelentes, mas o espaço era muito pequeno e apertado. A comunidade pedia essa obra há muitos anos e, quando anunciaram que iriam fazer, foi uma surpresa. A gente nem estava mais esperando”, relata.

Marinalva acompanhou de perto a rotina da unidade enquanto seu neto estudou ali por dois anos e ressalta que a nova estrutura será um ganho para todos.

O novo prédio do NEI também foi projetado para oferecer espaços amplos e funcionais, pensados para o conforto e o desenvolvimento das crianças. O terreno inclui área verde, parquinho, três solários, além de pátios fechados e abertos que vão proporcionar lazer, convivência e atividades ao ar livre. O bloco pedagógico contará com cinco salas de aula, cada uma com capacidade para 30 alunos, uma sala multiuso, sala de professores e banheiros masculino e feminino, ambos com sanitário acessível. Já o bloco administrativo abrigará secretaria, diretoria, coordenação, arquivo, almoxarifado e banheiro. No bloco de serviços, haverá cozinha, despensa, área de serviço, depósitos de materiais de limpeza e dependências para a equipe. A previsão é de que o novo NEI seja concluído e entregue à comunidade no próximo ano.

Texto: Kauã Fhillipe
Fotos: Sara Lopes

Drone: Sérgio Barros