Obras: Sevop faz novo espaço de lazer e pista de caminhada no canteiro entre Folhas 29 e 30
O projeto inclui revitalização do antigo campo de futebol, grande área de estacionamento e espaço dedicado à academia ao ar livre
A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) da Prefeitura de Marabá iniciou a construção de um novo espaço de lazer e prática esportiva no canteiro central entre as Folhas 29 e 30. O projeto inclui pista de corrida e caminhada, revitalização do antigo campo de futebol, uma grande área de estacionamento, um espaço dedicado à prática de zumba e uma academia ao ar livre, além da preservação da área verde existente. A área total é de 3.356,89 m2.
A construção do novo espaço de lazer no canteiro central entre as Folhas 29 e 30 estão com grande parte dos serviços finalizados. O projeto inclui pista de corrida e caminhada, revitalização do antigo campo de futebol, uma grande área de estacionamento, um espaço dedicado à prática de zumba e uma academia ao ar livre, além da preservação da área verde existente. A obra de urbanização iniciada em julho está com quatro frentes de serviço, para dar maior agilidade ao andamento dos serviços.
O sistema de drenagem e terraplanagem já foram concluídos. Agora, os operários seguem na fase de concretagem da pista de caminhada de 972 metros de extensão e 2,5 metros de largura, além da instalação de meio-fio e concretagem das damas dos três estacionamentos, totalizando 132 vagas.
Após a finalização desta etapa serão realizadas a instalação dos equipamentos, a pintura, os acabamentos e, por último, o paisagismo. Este novo espaço promete ser um ponto de encontro para os moradores, promovendo saúde, bem-estar e integração comunitária, além de valorizar ainda mais a região.
A primeira frente atua no sistema de drenagem, que está em fase de conclusão. A segunda realiza a terraplanagem e também está em finalização. A concretagem da pista de caminhada, com 972 metros de extensão e 2,5 metros de largura é executada pela terceira frente de trabalho. A quarta frente executa a instalação de meio-fio e concretagem das damas dos três estacionamentos, que totalizam 132 vagas.
Atualmente, os trabalhos estão focados na execução da pista de caminhada em concreto. A maior parte da drenagem e aterramento já foi concluída. Começam a tomar formas as obras para o estacionamento, a instalação dos equipamentos, a pintura, os acabamentos e, por último, o paisagismo.
José Gonzaga, 42 anos, morador da área e proprietário de uma conveniência nas proximidades, compartilha sua expectativa em relação ao novo espaço.
“Vai beneficiar muito pra nós, porque vai ser aqui em frente à nossa Folha. É uma coisa boa para o nosso bairro. A Folha da gente vai ficar beneficiada em tudo. À tarde a gente também vai fazer as caminhadas, não só eu, como várias pessoas estão achando legal”, destaca Gonzaga.
Ele ainda ressalta o impacto positivo que a obra trará para o seu negócio. “Vai beneficiar também aqui o meu ponto, que fica perto. As pessoas fazem uma caminhada ali, podem vir aqui, tomar uma água, um refrigerante. Pra mim vai ser ótimo e pra Folha 30 toda aqui. Vai ser tudo ótimo mesmo.”
A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) aprovou em torno de 50% do orçamento dessa obra que inclui recursos, inclusive, da Semtur e do Conselho.
O secretário de Turismo Caetano Reis explica que esta é uma obra que vai valorizar muito a área e que beneficia o lazer e o turismo da cidade.
O novo espaço promete ser um ponto de encontro para os moradores, promovendo saúde, bem-estar e integração comunitária, além de valorizar ainda mais a região.
Texto: Osvaldo Henriques, Ronaldo Palheta e Sávio Calvo
Fotos: Patrícia Silva sob supervisão de Osvaldo Henriques e Paulo Sérgio