Sevop: Terminal de integração entra na etapa de acabamento da estrutura principal
A mobilidade urbana é um dos principais desafios para cidades como Marabá que estão em processo de crescimento. Diante disso, as obras do terminal de integração, no canteiro central entre as Folhas 26 e 27, no núcleo Nova Marabá, entraram em nova etapa.
A estrutura do terminal já foi concluída. Agora é a fase de acabamento e pintura do setor administrativo e dos quiosques onde serão as lojas e lanchonetes, com a instalação das portas, somando oito boxes.
A plataforma de embarque e desembarque de passageiros tem uma faixa de 50 metros de largura e 120 metros de comprimento para os passageiros, além de 50 centímetros de elevação, garantindo o acesso dos ônibus. Toda a obra é executada seguindo os padrões de acessibilidade.
O piso já foi finalizado, assim como os sistemas sanitário e elétrico, que contou também com a instalação das luminárias.
Na parte externa, as equipes já atuam no sistema de drenagem, construção do meio-fio e instalação dos gradis. Essa semana, está prevista começar a pavimentação em concreto.
A obra vai garantir a integração entre as diversas linhas de ônibus que rodam na cidade, permitindo maior agilidade nos deslocamentos e possibilitando que o passageiro, com apenas uma passagem, possa fazer a conexão para o destino desejado.
De acordo com Rafael Froz, engenheiro civil da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop), o terminal de integração vai resultar em uma melhor experiência do passageiro com o transporte público da cidade.
“O Terminal de Integração vão desempenhar um papel fundamental para melhorar a questão da mobilidade urbana aqui em Marabá. A gente vai ter uma conexão mais eficiente. O terminal vai permitir que diferentes linhas de ônibus se encontrem em um só local e vai possibilitar a transferência de passageiros de um local para o outro com mais facilidade”, ressalta o engenheiro.
Mais fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes