Secult: Biblioteca Orlando Lobo promove oficina de pintura que estimula a criatividade dos alunos
Em continuidade ao mês em que se comemora a Semana Nacional do Livro Infantil, a Biblioteca Orlando Lobo, na Marabá Pioneira, promoveu na manhã desta terça-feira, 23, uma oficina de pintura realizada pelos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), direcionada a alunos do ensino fundamental.
A ideia é fazer com que os alunos, na faixa etária entre 11 a 14 anos, possam transferir para papel, a partir de desenhos, o que eles mais gostam de fazer no dia a dia. A ação faz parte do curso de Artes Visuais por meio do PIBID (Programa de Iniciação à Docência).
“A gente pergunta aos alunos o que eles gostam, qual filme, qual série, e eles pensam, imaginam e transmitem isso ao desenho, à pintura. Essa oficina traz aos alunos aquela criatividade, aquele pensamento criativo. Aquele pensamento artístico. Então, tudo que vier na cabeça vocês transferem para o papel. E assim fazer com que eles produzam também e, com isso, faz com que eles coloquem realmente a mão na massa para sentir a textura, sentir a tinta, é uma coisa que traz mobilidade ao tato, ao pensamento, a criatividade”, explica a acadêmica de Artes Visuais, Aline Lima Pereira.
Nesta semana, os alunos de uma escola particular do núcleo da Cidade Nova participaram das oficinas da Biblioteca Orlando Lobo com acadêmicos da Unifesspa, onde eles puderam mostrar o talento dos adolescentes por meio da arte visual.
O aluno Kayo Vinicius Pêgo, 14 anos, disse que foi um momento importante de poder produzir arte com orientação dos acadêmicos. “Foi um momento maravilhoso aprender com quem já está fazendo arte há mais tempo e hoje foi um dia muito bom pode pintar e desenhar o que vinha na nossa imaginação”, disse.
Todo o trabalho dos alunos foi acompanhado por duas professoras da escola que observavam e comentavam cada produção dos alunos, um incentivo a mais para eles que puderam pintar e conhecer mais a biblioteca.
“A minha proposta inicial foi trazê-los aqui porque nós estamos nesse mês da biblioteca, e muitos deles sequer conheciam a biblioteca, não sabiam onde era a biblioteca, então você juntar esse espaço tão importante da nossa cidade, esse conhecimento com esse dia tão importante e agora a arte. Os meninos sempre gostam muito de arte, gostam muito de fazer trabalho, e a gente sabe que a arte tem esse apego muito grande com as crianças, com os adolescentes”, disse a professora Valéria Oliveira, da Escola Jardim de Deus.
A programação na Biblioteca Orlando Lobo segue durante todo o mês de abril com muitas outras ações. “A biblioteca tem se proposto a fazer vários eventos, várias rodas de conversas, oficinas, porque a intenção é fazer com que o espaço seja utilizado como uma manifestação cultural, como um local onde diversas artes conversam, não apenas a literatura, mas a arte visual, a música, enfim, as expressões artísticas como um todo”, afirma Evilangela Lima, coordenadora da Biblioteca Municipal.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio