Outubro Rosa: Cipiar ganha ação especial para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
As servidoras e demais funcionários do Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar), participaram, hoje, 18, de um café da manhã especial e atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa, no mês de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Na abertura do evento, a enfermeira Ruth Oliveira, que integra a equipe de profissionais do Cipiar, realizou uma palestra com abordagem sobre a doença, formas de prevenções, busca pelo atendimento médico, realização de exames e formas de tratamento. Em seguida, o café da manhã foi ofertado aos idosos, servidores e convidados.
A enfermeira Ruth lembra que as ações focam também na terceira idade, pois a doença pode atingir também as idosas.
“Eu sempre lembro de um caso de uma acolhida chamada Cremilda. Ela foi acolhida no meio da pandemia e logo ela relatou que sentia uma dor na mama esquerda. Rapidamente a direcionamos para atendimento médico, realizamos mamografia pelo SUS e depois uma biópsia e constatamos que ela tinha câncer de mama. Então conseguimos ao final de sua vida, proporcionar maior qualidade de vida, a humanização que ela merecia. Chegou, infelizmente, já num estado muito avançado do câncer, mas ela foi um marco na nossa história, principalmente das nossas meninas. Hoje, despertamos esse cuidado nas meninas que chegam e acrescentamos a mamografia como protocolo de admissão. É muito importante ter esse olhar cuidadoso em qualquer idade”, afirma.
A mesa do café estava repleta de muitas diversidades com frutas, sucos, pães diversos e doces e logo na sequência foram realizadas diversas atividades lúdicas com os idosos e também convidados que receberam brindes e mensagens de esperança, confiança e de amor ao próximo. A assistente social Nadjalúcia Oliveira, titular da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), prestigiou o evento.
“Esse espaço é muito conveniente para tratar esse assunto junto às pessoas que trabalham aqui. Outubro Rosa, deve ser uma ação conjunta, não só da responsabilidade da Secretaria de Saúde, mas de um conjunto de políticas públicas, para atingir realmente o público-alvo que são as mulheres. Então, é importante que a Seaspac, nos seus espaços, também leve essa mensagem, também desenvolvem ações nesse sentido, para que as mulheres tenham oportunidade, conjuntamente, além da reflexão, de ter o atendimento da saúde”, enfatiza Nadjalúcia Oliveira.
As idosas do Cipiar também ganharam um momento de beleza com limpeza de pele, hidratação e maquiagem, uma parceria com a distribuidora de cosméticos Mary Kay, que disponibilizou os produtos e as profissionais para atender as idosas e servidoras.
Para Adriana Ferreira, coordenadora do Centro, é um momento especial de levar a até as mulheres informações e orientações sobre os cuidados com o corpo.
“Essa ação aqui no Cipiar é importante para trazer essa reflexão às mulheres. A gente trabalha muito, cuida de casa, cuida dos filhos e às vezes a gente se negligencia. Essa temática de uma forma bem descontraída, de uma forma bem suave, serve para que tenhamos essa consciência de se cuidar, de se amar. O amor próprio tem que vir também em primeiro lugar na nossa vida” lembra Adriana Ferreira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio