Outubro Rosa: UBS Hiroshi Matsuda faz programação especial às mulheres para prevenção ao câncer de mama
Orientações e informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e as formas de diagnóstico e tratamento foram tratados na manhã desta quinta-feira, 10, na Unidade Básica de Saúde, Hiroshi Matsuda, Folha 11. Na ocasião, as as usuárias da unidade receberam informações durante palestra que faz parte da programação oficial da Campanha Outubro Rosa no município.
Os alunos de uma instituição de ensino de formação de técnicos em enfermagem foram convidados para realizar a palestra aos pacientes, que aconteceu no salão de entrada da UBS e reuniu um grande número de pessoas. Informações como autoexame, fatores de risco, diagnóstico e tratamento, estiveram entre os assuntos abordados.
“O outubro rosa é um mês muito importante para conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama. Nas palestras a gente sempre tenta trazer também um pouco sobre o câncer do colo do útero, que também é importante. Essa conscientização é fundamental paras mulheres, para elas saberem como agir nesses casos, em casos de um câncer, então ficamos muito felizes em trazer essas informações”, explica Laisla Alencar, estudante de Técnica em Enfermagem.
A professora Michelle Vilhena, fala da importância da palestra, pois motivou-a a procurar fazer consultas e os exames.
“A importância é geral, porque inclusive eu vim procurar, porque hoje eu me encontro com 46 anos de idade e nunca fiz a prevenção do câncer de mama, e nem os exames. Hoje, assistindo esse tipo de palestra, já vou buscar bem mais cedo”, disse.
A comerciária Jocasta Castro, disse que já teve um caso de câncer na família e está atenta e busca mais informações para evitar a doença.
“Eu falo porque na minha família existe um caso de câncer, então a gente já conhece, convivemos com uma pessoa com a doença e como é acompanhar o tratamento”, disse Jocasta Castro.
O tema da campanha deste ano, Mulher: seu Corpo sua Vida, visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao Outubro Rosa.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
“Nós buscamos mostrar para as mulheres que o câncer é uma doença, mas tem todo o tratamento e tem cura, então estamos aqui para dividir com a população para que ela possa procurar atendimento e estamos com assistência. O Outubro Rosa tem esse objetivo de levar informação a todas as pessoas tanto a mulher quanto ao homem”, explica a enfermeira Gabriela Cavalcante, Coordenadora de Saúde da Mulher/SMS.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio