Saúde: Pacientes do Ament participam de dia de lazer
Pacientes que realizam acompanhamento no Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament) participaram de um dia especial de lazer, que aconteceu durante esta quinta-feira, 20, na sede campestre do Sindicato dos Servidores Públicos de Marabá (Servimmar), localizada no bairro São Félix III.
A programação contou com atividades lúdicas, esportivas, brincadeiras na piscina, lanche e almoço coletivo. A ideia era fazer com que os pacientes tivessem um dia de lazer junto aos amigos e familiares juntamente com os profissionais que integram o Ament.
“Uma atividade recreativa pensada para aquele paciente que está internado na Ala Psicossocial é algo fora do comum. Na verdade, a gente já tenta valorizar todas as formas de atividades terapêuticas dentro da internação, mas sair um pouco dos muros hospitalares, traz para a gente, nós profissionais, principalmente, um ganho fantástico. Ver os nossos pacientes interagindo com essa natureza, com esse espaço recreativo, praticando essas atividades fora do ambiente hospitalar, faz com que o paciente se sinta cada vez mais integrado à sua vida social”, observa Ana Lídia Palheta, assistente social da Ala Psicossocial do Hospital Municipal de Marabá (HMM), que faz parte do Ament.
Cinco pacientes participaram do dia de lazer com os familiares, dentre eles, Izabel Pereira Diniz, que acompanha a filha que está em tratamento no ambulatório. Ela conta que tem notado um desenvolvimento nas condições de saúde mental da filha.
“Esse momento aqui é maravilhoso. Está sendo uma bênção, estou gostando muito, amando, integrando todo mundo. Estão aqui a equipe do pessoal do hospital, enfermeiros, assistente social. Estamos todos gostando muito. Estão de parabéns, e que tenha mais momentos como esse”, agradeceu.
A educadora física Antonieta Ramos, que faz parte da equipe do Ament, entende que é necessário realizar essas atividades fora do espaço do ambulatório, de integração e lazer dos pacientes com familiares, amigos e a equipe profissional que os acompanha.
“Acho fundamental pois temos essa característica da saúde mental, que é psicossocial, para quebrar essa ideia do leito clínico e isso já passou e é importante trazer os pacientes para esses momentos é uma atividade externa realizando atividade lúdicas, jogos, almoço coletivo, piscina então é importante trazer eles para essas vivências para que eles percebem que também estão inseridos nessa sociedade”, destaca.
O ambulatório
Fundado em 2021, o Ament surgiu para atender as demandas por consultas específicas para a saúde mental no município. No ambulatório, são realizadas consultas com médicos especialistas em saúde mental, acompanhamento psicológico, além de contar com profissionais como assistente social e testes neuropsicológicos voltados para crianças que têm suspeita de autismo ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Pessoas com depressão, síndrome de Burnout, transtorno bipolar e outros transtornos podem ser acompanhadas pelo Ament, que atualmente conta com cerca de 700 pacientes ativos.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes