SMS: Unidades Básicas de Saúde já estão abastecidas com vacina contra a Poliomielite
Em todo país, nesta segunda-feira (27), começou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) para crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização segue até dia 14 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão abastecidas com as doses do imunizante.
Na UBS Mariana Moraes, no bairro do Km 7, foi baixa a procura neste primeiro dia de campanha, a previsão, segundo o enfermeiro Diego Fernandes, é que nos próximos dias aumente a procura pela vacina.
“A campanha está sendo feita em crianças que é o tipo da gotinha na boquinha, crianças maiores de um ano e abaixo de 5 anos estão aptas a tomar a vacina. Orientar as mães e os pais para trazer a criança e sua caderneta de vacinação”, orienta.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Imunização, é vacinar 21.817 crianças. Para chegar a esse objetivo, está sendo feito um planejamento da campanha com ações por microáreas nas zonas rural e urbana.
“A orientação e um pedido que a gente vai fazer para todos os pais responsáveis é levar a criança para qualquer unidade aqui do nosso município para a nossa campanha. Essa nossa campanha inicia hoje dia 27 e vai até dia 14 de junho. E temos o nosso dia D também para o dia 8 de junho, que a gente vai mobilizar todo o nosso município”, explica Paulo Jânio Belém Barbosa, coordenador de Imunização da SMS.
De acordo ainda com Paulo Jânio, a poliomielite é uma doença grave que em geral acomete os membros inferiores. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.
“Lembrar ao pai ou responsável pelo menor para levar a caderneta se ela não tiver com as vacinas do calendário completinho já vai aproveitar a oportunidade e já faz as outras vacinas, atualiza tudo”, orienta Paulo Jânio.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio