Saúde: Postura recadastra vendedores ambulantes que podem ter carteirinha de manipulação de alimentos da Vigilância Sanitária
Vigilância Sanitária promove curso de boas práticas de manipulação de alimentos com emissão de carteirinhas do curso.
O Departamento de Fiscalização de Postura (DMFP) realiza anualmente o recadastramento de vendedores ambulantes que utilizam os espaços públicos da cidade, como praças e calçadas. Atualmente, 211 usuários estão com cadastro ativo no Departamento, mas 70 deles ainda não compareceram ao órgão para o recadastro. De acordo com a Fiscal de Postura Josceane Pereira, caso não compareçam, estes vendedores serão notificados e podem perder a vaga de ambulante.
“A gente reserva os meses de janeiro e fevereiro exclusivamente para o recadastramento desses ambulantes já cadastrados ou os que fizeram o pedido de cadastro de uma vaga aqui na Postura, com atualização de todos os dados para que a gente tenha o controle por aqui”, destaca.
O cadastro serve tanto para quem atua em ponto fixo nos espaços públicos, quanto para os que atuam em eventos da Prefeitura, como festejo junino, festa da virada, carnaval e aniversário de Marabá, por exemplo.
Vale frisar que desde 2023, no ato de recadastramento com a Postura, faz-se obrigatória a emissão e apresentação da carteirinha de manipulação de alimentos, emitida pela Vigilância Sanitária que é destinada a todas as pessoas que manipulam alimentos, inclusive alguns vendedores ambulantes. Para emitir essa carteirinha, é necessário procurar a Sala do Empreendedor, no prédio da Sicom (Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia), Marabá Pioneira. Os documentos necessários são identidade, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação. Após o cadastro, o usuário participa de um curso teórico, avaliação médica e atualização de vacinas como Hepatite e Tétano.
“As pessoas que têm essa carteirinhas passaram por um curso sobre manipulação e como precisam atuar de forma correta, passam pelo médico do Cerest, que avalia a saúde dos vendedores. Somente após esses procedimentos, são emitidas as carteirinhas para trabalharem com a manipulação dos alimentos. Com isso, a gente pode garantir mais saúde à população que consome o que os nossos ambulantes oferecem “, elucida Patrícia Assis, do setor de comunicação e educação sanitária.
É importante lembrar que todo e qualquer estabelecimento, seja em espaço público ou privado, deve emití-la na Sala do Empreendedor, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Seminário de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
A Divisa promove mensalmente o Seminário de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com palestras e atendimento médico, voltado para qualquer pessoa que manipule alimentos. Os próximos são dias 17 e 30 de abril e 15 e 29 de maio. Cada turma tem capacidade para 30 pessoas. As inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor até dois dias antes da realização do evento. São necessárias cópias dos documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço, Cartão do Sus, carteira de vacinação atualizada (Hepatite B e antitetânica) e uma foto 3×4.
Empresas de grande e médio porte que precisam da ministração desse seminário para os trabalhadores podem solicitar pelo e-mail divisa.sms@maraba.pa.gov.br
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio