Gestão: Aniversário de 14 anos do Cidade Jardim é comemorado com entrega da Praça Tia Cecília
A comunidade do bairro Cidade Jardim recebeu, na última sexta-feira, 13, um novo equipamento público: a Praça Tia Cecília, o primeiro espaço público de lazer do Cidade Jardim que também comemorou 14 anos.
“Isso aqui é um espaço de lazer que a gente vê as crianças brincando, o idoso, as pessoas. Praça é uma coisa muito democrática, um lazer democrático, que a pessoa vem com ou sem dinheiro. A gente vê aí, dezenas, centenas de crianças brincando, a população utiliza aqui. O Cidade Jardim cresceu muito, virou uma cidade, não é nem um bairro”, comentou o prefeito Tião Miranda, durante a cerimônia de inauguração.
O bairro faz parte do processo de expansão da cidade, que ocorreu nos últimos anos. Diante do crescimento, fez-se necessário levar equipamentos e serviços públicos para essas novas áreas urbanas.
Segundo Ana Betânia, titular da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), os brinquedos presentes na praça foram projetados para melhorar a coordenação motora e cognição das crianças, olhando para elas como futuros adultos mais plenos. Por outro lado, a extensão do local unida à arborização, com a plantação de mudas, promovem integração entre todas as faixas etárias.
“Se a gente pensar, os adultos mais felizes são aqueles que brincaram muito quando crianças. Então, esse espaço proporciona isso, aquela brincadeira raiz, de você brincar descalço na grama, correr e aproveitar. É isso que a gestão proporciona com esse espaço. Uma área de convivência para criar laços afetivos, de amizade. É um espaço que eu acredito muito que o bairro vai aproveitar bastante”, afirmou.
Além dos brinquedos, a Praça Tia Cecília conta com pista de caminhada com 350 metros de extensão, academia ao ar livre, área para atividades esportivas, pergolados, rampas para acessibilidade e estacionamento com 21 vagas.
Morador há dois anos do Cidade Jardim, Tales Arthur, contou que levava o filho Caio à Marabá Pioneira para momentos de lazer, mas que agora tem um espaço no bairro para aproveitarem.
“Veio em boa hora e a gente fica muito agradecido dessa possibilidade de não precisar se deslocar para outros lugares e ficar por aqui mesmo. As nossas crianças têm aonde brincar, gastar energia, que é o que muitos pais querem, sair da tela. Isso é muito vivo hoje para a gente. O que agente viveu, eles estão voltando a viver de novo”, ressaltou.
Para as crianças, o clima era de diversão, celebrando o espaço que terão para brincar. Entre elas, Cecília Martins, 9 anos, e Laura Ribeiro, 7 anos.
“Estou muito feliz com essa praça nova”, comentou Cecília.
“Essa praça está muito legal e, agora, eu posso andar na minha bicicleta aqui”, afirmou Laura.
A autônoma Tânia Rodrigues, 52 anos, vê na praça uma oportunidade de renda, já que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), onde faz as vendas, entrará de recesso. “Eu vendo há cinco anos. A Universidade vai entrar de recesso e para não ficar parada eu vim para a praça. Eu consegui, graças a Deus, essa vaga aqui. Eu amo vender. A praça está muito linda. Eu me sinto lisonjeada pela oportunidade de trabalhar aqui”, pontuou.
Brenda Lobato, 22 anos, também esteve na cerimônia e aproveitou a oportunidade para passear com a cadelinha. “Esse espaço e essa academia ao ar livre vão proporcionar para as pessoas mais bem-estar, mais qualidade de vida, mais opções de lazer no Cidade Jardim, que não existia. Um lugar para conviver com a família, trazer os cachorros, trazer as crianças para aprenderem a andar de bicicleta, praticar atividades físicas. Só melhorias para o bairro”, destacou.
Homenagem
O nome da Praça Tia Cecília é em homenagem à Lourdes Holanda, fundadora da Escola Tia Cecília, e que era reconhecida por esse nome. A educadora colocou o nome da escola em homenagem à própria mãe, que também foi professora. Além disso, Lourdes foi uma das primeiras moradoras do bairro.
A também professora, Conceição Holanda, e filha da homenageada, residente há 13 anos do Cidade Jardim, pontuou que o nome da praça é um verdadeiro presente. “Uma grande surpresa quando o vereador Eloi e o Diego nos procuraram dizendo que queriam homenageá-la por ela ser educadora e uma das primeiras moradoras do bairro. Tudo isso é muito bom. É lazer, é cultura. E quando esse espaço novo vem homenageando alguém nosso, que a gente sabe que tem uma história, que deixou um legado maravilhoso para a história de Marabá. Ela fez parte da história intelectual, acadêmica de tantas gerações aqui em Marabá. Então, isso é maravilhoso. Só gratidão”, destacou.
Após a cerimônia, a festa de aniversário contou com as seguintes atrações: Ailton Pagodão, Diegão e banda e Júlio César
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Jordão Nunes, Arthur Constantino e Wilielton Amaral