Saúde: Prazo para pesagem do Programa Bolsa Família termina no final de dezembro
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) informa que a pesagem obrigatória referente ao segundo semestre de 2024 para o Programa Bolsa Família acontece até o final de dezembro. Os beneficiários do programa devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar a pesagem e seguirem com o benefício.
A informação é da nutricionista Nayane Volff, responsável pelo Departamento de Nutrição e Saúde da Criança e do Adolescente da SMS. A orientação é para que a população fique atenta às datas e ao público-alvo pois a não realização do requisito acarretará na suspensão do benefício. A pesagem é obrigatória para os seguintes grupos: crianças menores de sete anos, suas mães ou responsáveis e gestantes entre 14 e 44 anos.
É necessário apresentar a carteira de vacinação da criança e o cartão de gestante das mulheres grávidas atestando o acompanhamento pré-natal juntos às UBS. Ao comparecer para a pesagem, os beneficiários devem apresentar o cartão do Bolsa Família com o respectivo Número de Identificação Social, carteira de identidade, CPF e carteira de vacinação atualizada.
“A pesagem do Bolsa Família é realizada duas vezes ao ano para os beneficiários. Tem a primeira vigência e a segunda vigência. Ela é obrigatória. A segunda vigência abriu agora em agosto e vai finalizar no dia 31 de dezembro. A pesagem é obrigatória para acompanhar o estado nutricional das crianças, da gestante e do beneficiário em si. O prazo é até o fim de dezembro, então, temos bastante tempo para que as famílias busquem fazer a pesagem que está com uma equipe exclusiva em todas as UBS”, informa Nayane Volff.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos / Divulgação