Saúde: Prefeito Toni Cunha visita Hospital Municipal para aprimorar atendimento à população
Na tarde desta quarta-feira (08), o prefeito Toni Cunha e alguns vereadores visitaram o Hospital Municipal de Marabá para conhecer mais de perto a realidade dos pacientes e o funcionamento estrutural do HMM, já que melhorar a saúde é a prioridade da gestão.
No interior do hospital, o prefeito Toni constatou problemas graves como a superlotação, falta de insumos, equipamentos sucateados, falta de pessoal, entre outras situações. Nos estreitos corredores da unidade hospitalar, cheio de pacientes em espera, ouviu a população, que em tom de desespero, pedia por melhorias. Pacientes que reclamavam da demora nos atendimentos, da falta de humanização, além dos funcionários, que por muitas vezes, enfrentam situações difíceis na jornada de trabalho.
“É triste e assustador ver como está o funcionamento do Hospital Municipal de Marabá. O sofrimento é latente, é algo desumano. Sabemos que será uma tarefa difícil, mas nada justifica essa situação aterrorizante”, declarou o prefeito.
Acompanhado do diretor do hospital, dr. Nagilson Amoury, do secretário municipal de Saúde Werbert Ribeiro, e de alguns vereadores, o prefeito Toni Cunha cobrou providências urgentes e necessárias para transformar a realidade do HMM. Ele pontuou a estrutura precária, como goteiras dentro do hospital, pacientes em estado grave sem maca, colocados em cadeiras e poltronas velhas,
“Preciso que a população confie. estou convicto de que precisamos de um novo hospital, vamos ter que fazer reparos emergenciais nesse que está aqui. Mas estou cada vez mais convencido, de que precisamos de um novo hospital”, reafirmou.
O prefeito Toni Cunha disse ainda que, se for preciso, vai retirar os recursos necessários para reforma do hospital de outras pastas. Ele citou a falta de dignidade que os pacientes têm que se sujeitar, como um senhor que ele viu em estado terminal de câncer, jogado em um corredor do hospital. Existe um pedido para o governo do Estado construir um pronto socorro regional, onde assim, o hospital municipal atenderia apenas os marabaenses. Contudo, a ideia de estender os horários nos principais postos de saúde será uma realidade, bem como a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será concretizada em breve, e será onde hoje funciona o Centro de Especialidades Integradas (CEI).
Em suma, o secretário municipal de saúde acrescentou que a nova gestão não tem o papel de esconder os problemas. “Precisamos mostrar para sociedade a realidade que é o HMM, só assim poderemos transformar tudo”, destacou Werbert, afirmando que vai acelerar todos os processos licitatórios para compra dos materiais que impactam diretamente no hospital.
Durante a visita, o prefeito Toni Cunha afirmou que tudo será documentado e feito o que for preciso para resolver todos os problemas do HMM, que é o principal compromisso dele. “Eu quero primeiro mostrar como está, para depois mostrar como vai ficar. Essa é minha meta como prefeito. Acho que nenhuma outra vez um prefeito veio aqui, porque não queremos fugir, queremos dar dignidade para vocês ,aliviar o sofrimento que se passa na saúde pública”, finalizou.
Texto: Sarah Maria Peixoto
Fotos: Sara Lopes e Sávio Calvo