Procon: Órgão já atendeu realizou mais de 400 atendimentos durante a pandemia
Órgão realizou ações nas empresas de gás e bancos da cidade.
O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Marabá segue trabalhando ativamente durante o período de pandemia. Já foram realizados mais de 400 atendimentos desde o inicio do isolamento social. Na última semana, o órgão realizou uma operação nas empresas vendedoras de gás, verificando se há aumento de preço abusivo no produto.
“Nós comparamos com a nota fiscal. Verificamos quanto que o comerciante pagou no produto para, a partir daí, verificar se o preço está dentro da legalidade ou é abusivo”, comenta a coordenadora do Procon, Maria Zélia Lopes de Souza.
Zélia, que também é advogada, conta que os resultados, por enquanto, demonstram que os comerciantes desse seguimento estão trabalhando dentro da legalidade. Dias atrás, o órgão já havia realizado uma operação nos bancos do município. “A ação nos bancos foi para verificar como está à prestação dos serviços, a questão das tendas, do suporte para que o cliente mantenha o distanciamento”, explica.
Ela destaca ainda que as principais denúncias recebidas pelo Procon Marabá foram relacionadas aos serviços de telefonia, internet e supermercados o que resultou em uma fiscalização em mais de 30 supermercados da cidade. Outro fator que chamou atenção são as denúncias relacionadas às escolas particulares, que foram notificadas para que apresentem o plano pedagógico, bem como a planilha de valores dos meses de março, abril e maio.
Vale lembrar que o Procon já voltou a funcionar presencialmente. Inclusive com a realização das audiências. Por telefone, o órgão está recebendo denúncias apenas pelo número (94) 3322-5651.
Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Divulgação Procon