A professora de Inglês Amanda Foro, da Escola de Tempo Integral Martinho Motta, está atualmente nos Estados Unidos participando de um programa de atualização profissional na renomada Universidade do Texas, em Austin. A iniciativa faz parte de um programa de capacitação promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A oportunidade foi concedida, por meio de um processo seletivo nacional, que visa fortalecer o ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas brasileiras, incentivando o aperfeiçoamento de docentes da educação básica em instituições internacionais de referência.

Durante a estadia, que se estende por várias semanas, a professora Amanda participa de cursos intensivos voltados para metodologias inovadoras no ensino da língua inglesa, desenvolvimento de materiais didáticos, além de atividades culturais e visitas a escolas norte-americanas. O programa também promove a troca de experiências entre educadores de diferentes países.

“Meu coração está cheio de alegria em conquistar esse sonho. Viver a cultura de um país em que eu só via pelos filmes é surreal. Nessas aulas, teremos aulas de metodologias, cultura americana, leitura e escrita acadêmica e atividade fora do campus para aprimorar o idioma. Estou ansiosa pra mostrar aos meus meninos (maneira carinhosa que chamo meus alunos), tudo que viverei aqui nessas 6 semanas e que por meio dos estudos hoje foi a minha vez de estar nos Estados Unidos, mas que no futuro podem ser eles”, disse a professora Amanda.

A diretora da Escola Martinho Motta, Cristina Arcanjo, celebrou juntamente com os demais colegas de trabalho a conquista da docente. “É um orgulho para toda a nossa comunidade escolar. A Amanda sempre demonstrou dedicação e comprometimento, e essa vivência internacional certamente trará muitas novidades para o ensino de inglês em nossa escola”, concluiu.

O programa da CAPES faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas à valorização e formação continuada de professores da rede pública. A expectativa é que experiências como a da professora Amanda sirvam de inspiração para outros profissionais da educação.

Texto e fotos: Divulgação EMEF Martinho Motta