SMS: Gerentes das Unidades Básicas recebem capacitação do programa Ciclo Saúde
Durante a segunda-feira, 21, os gerentes das 25 Unidades Básicas de Saúde do município participaram de uma oficina de capacitação em diversos processos que envolvem a gestão das unidades. A qualificação ocorreu nas dependências da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa) e é de iniciativa do Programa Ciclo Saúde e Proteção Social, da Fundação Vale, o qual tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde 2022, e busca fortalecer as ações da atenção básica, capacitando gestores e profissionais das áreas da Saúde (UBS) e Assistência Social (CRAS), além de disponibilizar equipamentos e materiais.
“A gente já tem uma parceria bem fortalecida e já vemos muitos resultados positivos desde que começamos essa parceria aqui em Marabá, como uma melhor visualização e análise de indicadores que são importantes para que possamos observar o que pode ser melhorado. Além disso, os processos formativos, como este que realizamos hoje, são promovidos a partir de temáticas que os gestores nos indicam, no objetivo de fortalecer o conhecimento deles”, destaca Amanda Campos, assessora técnica de território do Ciclo Saúde e Proteção Social.
A formação foi conduzida por profissionais do Rio de Janeiro, experientes em gerenciamento de saúde pública. Conforme explica Matheus Lemos, coordenador do Programa Estratégia e Saúde da Família da SMS, além dos 25 gerentes, as oficinas irão capacitar 73 médicos e 22 odontólogos das Unidades, no decorrer da semana.
“Essa parceria é um braço a mais que a gente tem, pois eles trazem um olhar especializado, com uma equipe que fala, observa, traz profissionais de excelência para ensinar o que for necessário e compartilhar a visão e realidade de outros locais do país. E é importante lembrar que os gerentes são a nossa ponta entre a UBS e a Secretaria, e quando se fala em atenção básica, são eles os que estão a par da realidade daquela área de cobertura da UBS. Por esse motivo, ele precisa conhecer e pôr em prática todos os processos gerenciais necessários, saber coletar os dados de indicadores e liderar bem sua equipe”, enfatiza o coordenador.
Uma das participantes, Sara Araújo, atual gerente da USF Jaime Pinto, frisa que o papel do gerente é ser resolutivo dentro da Unidade e com demandas da Secretaria, e foi exatamente um dos pontos principais tratados na capacitação, bem avaliada pela gestora.
“Essa capacitação mostra a importância do nosso trabalho enquanto gerente dentro da atenção básica, e para mim, está sendo excelente aprender mais sobre nossa área, como os processos gerenciais, monitoramento, administrativo, formas de avaliação e conduta. Tudo isso faz com que o trabalho em equipe se torne mais eficaz”, avalia a gerente.
As oficinas seguem durante a semana e encerram-se na sexta, 25.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Patrícia Pereira