Defesa Civil: Brigadistas intensificam combate às queimadas no período seco
A Defesa Civil de Marabá, em parceria com o Corpo de Bombeiros, com a equipe de brigadistas formada por Bombeiros Civis, tem intensificado as operações no combate a incêndios na região. Com o início do período seco, a incidência de queimadas urbanas e rurais aumentou, demandando uma resposta rápida e eficaz das autoridades.
Atualmente, a equipe de combate a incêndios da Defesa Civil conta com 11 bombeiros civis. Destes, cinco permanecem em plantão na base operacional, enquanto os outros atuam diretamente nas áreas afetadas. No mês de julho foram 63 ocorrências (26 em Nova Marabá; 04 na Marabá Pioneira; 20 da Cidade Nova, 03 de São Félix, 02 de Morada Nova e 08 na zona rural). Já agora em agosto, entre 1º e 20, foram 25 ocorrências (07 na Marabá Pioneira, 6 Cidade Nova, 8 na Nova Marabá, 2 em São Félix, uma zona rural e uma no Distrito Industrial).
Para conscientizar a população sobre essa prática considerada crime ambiental, foi lançada uma campanha “Diga não às queimadas” nas ruas e nas escolas.
A Defesa Civil alerta sobre os perigos das queimadas urbanas, prática comum durante a limpeza de terrenos. Lembrando que queimar lixo e vegetação nos quintais é um crime. A fumaça não só polui o ar, mas também prejudica a saúde, podendo causar doenças respiratórias graves. A fuligem resultante das queimadas também é um problema, pois suja imóveis e móveis, além de comprometer a qualidade de vida dos moradores.
Para auxiliar no combate aos incêndios, a Defesa Civil utiliza dois veículos próprios: um caminhão-pipa com capacidade de 20 mil litros e uma caminhonete equipada para combate rápido.
A Defesa Civil reforça a importância da população evitar queimadas e reportar imediatamente qualquer foco de incêndio ao Corpo de Bombeiros. A colaboração de todos é fundamental para manter Marabá livre de fumaça e proteger a saúde pública.
Para acionar a equipe de Brigadistas da Defesa Civil, a população deve ligar para o número 193, que é uma ligação direta para o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar em Marabá. No ano passado, foram realizadas 189 ações de combate a focos de incêndio.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Patrícia Pereira sob supervisão do repórter