Retrospectiva 2020: SDU entrega 132 títulos de regularização fundiária em 2020
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) fechou o ano de 2020 com 132 títulos definitivos de imóveis entregues à população marabaense. A maior parte deles foi entregue no Km 7, com 35 títulos, através do “Projeto Meu Lugar – Meu Terreno no Papel Para Sempre” desenvolvido pela atual gestão para auxiliar e incentivar o processo de regularização fundiária no município.
Foram 430 títulos entregues nos últimos quatro anos. O foco do Projeto Meu Lugar agora é a Folha 35, na Nova Marabá. Em 2020 foi dado inicio ao levantamento técnico e realizada uma reunião com as lideranças comunitárias do local. “Nós reunimos com os representantes e estamos fazendo o levantamento de residência em residência. Algumas ações como a reunião com toda a comunidade estão prejudicadas pela pandemia”, acrescenta o superintendente da SDU, Mancipor Oliveira Lopes.
A Marabá Pioneira foi a segunda região que mais recebeu título do imóvel, tendo sido 17 entregues.
As Folhas 06, 10, 12, 15, 16, 17, 18, 20, 22, 28, 29 e 34, Vila Santa Fé, Novo Horizonte, Amapá Laranjeiras, Jardim Alvorada, Alzira Mutran e Agropólis do Incra foram as outras localidades beneficiadas em 2020.
Outras ações
Segundo Mancipor foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões em ações de desapropriações e indenizações de interesse público. “São ações de realocação de pessoas em áreas impróprias. desapropriações para alargamento de via, passeio publico, retirada de determinadas edificações. Como por exemplo, realocação dos moradores do cabelo seco, que foram retirados pra construção da orla. Realocação dos moradores do Amapá”, explica.
Ao todo foram 29 ações de desapropriação de interesse social. Também foram emitidos cerca de 800 ITBIs (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) e 200 alvarás durante 2020.
Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Arquivo