
Saúde: Equipe técnica discute planejamento de construção do Hospital Universitário
A Equipe Técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) reuniu-se nesta terça-feira (25), no campus 3 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com vários representantes do Estado, do município, do Governo Federal, da Câmara Legislativa, da Câmara Federal e do Senado Federal para planejar a construção do Hospital Universitário em Marabá, que vai dar suporte aos atendimentos médicos para Marabá e região, conforme explicou o reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro.
“Essa região é muito carente de leitos hospitalares, as informações que foram trazidas aqui pelos diversos representantes mostram isso, com o alto índice de TFD que são as transferências para o Tratamento Fora dos seus Domicílios que todos os municípios têm, gerando um gasto muito alto, isso mostra que é uma carência de leitos hospitalares de média e alta complexidade aqui, o nosso objetivo é instalar esse hospital para tentar atenuar esse problema”, afirma.


Na ocasião, foram apresentados pareceres técnicos do plano executor desenvolvido pela EBSERH, bem como foi apresentado o terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Marabá, onde será construído o hospital, dentro do campus da universidade. O reitor comunicou que já está previsto no Plano Plurianual do Governo Federal, aprovado junto à bancada federal, a promessa da verba de 200 milhões de reais para a construção do hospital universitário. O segundo passo, agora, seria a garantia de financiamento. Um ofício já foi enviado à Presidência da República.
Segundo coordenador de gestão da rede e vice-presidente da EBSERH, Adriano Souza, a equipe técnica é formada por ele e por consultores que auxilia na captação das informações fornecidas pelo projeto da universidade e pelo Secretário Municipal de Saúde.
“Após a formalização da universidade junto ao Ministério da Educação (MEC), onde será autorizado a equipe técnica para avaliação do pleito do novo Hospital Universitário. Então, essa equipe técnica analisa os aspectos de saúde e loco regional, assim como as necessidades de ensino também de toda a região de Marabá́. Esse momento é para que a gente consiga consolidar todas as informações e também fazer uma breve visita nos equipamentos de saúde existentes aqui no município de Marabá́”, destacou.


A previsão para a conclusão do hospital universitário, apresentado dentro do projeto, é de 66 meses (cinco anos e meio). De acordo com o secretário municipal de Obras, Ítalo Ipojucan, a obra envolve várias etapas. “Acredito que vamos conseguir unidade nesse processo de emendas para construção e acredito que esse conjunto funcionando regularmente, a gente pode antecipar esse compasso temporal. Eu acredito que o mais demorado é esse início, conseguir formatar, colocar a engrenagem pronta, dar os primeiros passos, depois a nossa tarefa, de todos juntos para construir esse processo, eu acredito que a gente pode antecipar esse prazo”, declarou.


O projeto da construção do Hospital Universitário, com prioridade número 1 no MEC e com investimento de cerca de R$ 300 milhões, ofertará atendimento e várias especialidades médicas como clínica geral; instituto de ortopedia, traumatologia e fisioterapia; área de psiquiatria e de pediatria; bem como alguns centros (cardíaco, de radiologia, de atendimento da mulher, farmacêutico, oncológico e outros); unidades cirúrgicas de média e alta complexidade; setor de urgência e emergência; laboratórios clínico, de imagem, patológico, hematológico e banco de sangue, além de outros setores.
O vice-prefeito João Tatagiba, que participou da reunião, destacou que “o município está trabalhando muito para mudar o quadro da saúde pública no município e, agora, com a formatação de um novo hospital universitário em Marabá́, nós precisamos emanarmos nesse propósito, governo federal, estadual, município, para que isso seja realizado. E aqui deixamos o nosso recado por parte do município, estamos prontos para participar naquilo que for possível para que esse projeto venha o mais rápido possível para atender a população marabaense”.


Logo após a reunião, houve uma visita da equipe técnica ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), como esclarece o secretário de Saúde de Marabá Webert Carvalho.
“Estamos aqui no HMM para verificar toda a estrutura e, assim, traçar um perfil do que está sendo encontrado na região como atendimento e planejar a inserção desse hospital federal no município. O sistema público tem que se estruturar dentro de referências de serviço, ver o que o município tem oferecido e promover o que mais se necessita com outro tipo de estrutura, como por exemplo serviços de alta e média complexidade, serviços que não são feitos nem no município e nem no estado”, destacou.



Texto: Sarah Maria
Foto: Igor Leite
Confira outras fotos:





