Obras: Pronta para ser entregue, revitalização da Escola Judith Gomes Leitão é celebrada por alunos e professores
Nesta quarta, dia 4, a partir das 17h30, a comunidade escolar do 6º ao 9º ano da Marabá Pioneira estará em festa com a reinauguração da Escola Judith Gomes Leitão, totalmente revitalizada. O novo espaço recebeu melhorias e já motiva os mais de 700 alunos como Fábio Henrique Oliveira, 14 anos, do 8º ano. Ele afirma estar mais motivado por estudar numa sala nova, climatizada e com cadeiras novas, o que antes não tinha.
“Essa mudança fez a escola ficar mais bonita, as salas pintadas, o espaço mais arejado, tudo mais bonito. Estou muito feliz e dá pra ver que os meus colegas também estão”, comenta.
Secretaria, auditório, sala de leitura, sala de recursos, sala de educação especial, laboratório de informática, cozinha, banheiros e as 12 salas de aula foram totalmente renovadas e equipadas com novos móveis, quadros, mesa do professor e cadeiras dos alunos. Para o professor Isidório Vasconcelos, que atua desde 2003 na escola, estudar e trabalhar num espaço mais confortável, proporciona melhores resultados na educação.
“Estamos ansiosos para essa entrega tão esperada, haja vista que já tem um tempo que o prédio ficou em reforma e agora vem chegando o grande dia de entregá-lo. Isso faz com que a gente fique mais empolgado em trabalhar e os alunos em estudar. Com certeza, um ambiente novo, como este, melhora significativamente o ensino-aprendizagem, a concentração e muitos outros fatores melhoram”, destaca.
Além disso, a escola recebeu acessibilidade, paisagismo, uma nova pintura e painéis do artista Bino Sousa. Também não poderia faltar uma quadra coberta para a prática esportiva e eventos da escola. O educador físico, Orizon Marden, que atua há 20 anos na escola, relembra que antes as atividades eram feitas sob o sol e isso causava desconforto a ele e aos alunos.
“Era um espaço descoberto e era muito difícil desenvolver atividades naquela realidade. Mas agora, com essa cobertura ficou muito bom. Isso contribui muito em nosso trabalho e a possibilidade do aluno aprender é muito maior”, afirma.
Localizada na Marabá Pioneira, a escola tem mais de 50 anos de história e é uma das mais antigas da cidade. Esta é a segunda revitalização que o prédio recebe, tornando-o mais moderno e acolhedor à comunidade escolar.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes