
SMS: Projeto Roda Hans capacita profissionais de saúde de Marabá sobre diagnóstico da hanseníase
Atendimento à população encaminhada dos postos de saúde acontecem de 2 a 5 de setembro
Nesta segunda-feira, 1º de setembro, médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica de Saúde de Marabá participaram de uma capacitação intensiva sobre hanseníase, realizada no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A atividade faz parte do projeto Roda Hans, uma iniciativa do Governo Federal e em parceria com a Novartis Biociências, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Coordenação Estadual de Hanseníase e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“O objetivo é treinar equipes para o diagnóstico precoce e o manejo adequado da hanseníase. Hoje, realizamos a parte teórica e, a partir desta terça-feira, até o dia 5, a carreta Roda Hans estará em frente à Secretaria de Saúde, atendendo pacientes encaminhados pelas unidades básicas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Werbert Ribeiro Carvalho, destacou a relevância da ação.


De acordo com o médico do Ministério da Saúde, Dr. João Oliveira, responsável por ministrar a capacitação, a hanseníase é uma doença crônica, de evolução lenta, que pode causar sequelas graves, se não tratada a tempo, e por isso é importante capacitar os profissionais da saúde para ajudar na identificação da doença.
“O nervo não se regenera, então quanto mais demorado for o diagnóstico, maiores as complicações. Hoje, passamos todo o conteúdo teórico e, durante a semana, os profissionais terão a oportunidade de aplicar esse conhecimento na prática, atendendo a população junto com a equipe especializada da carreta”, ressaltou.


Para quem atua diretamente com os pacientes, a iniciativa representa um ganho de grande relevância. A enfermeira Elizoneide Fonseca, que participou do treinamento, destacou que a capacitação fortalece o trabalho realizado no dia a dia. “Aprendemos a identificar sinais precoces, o que pode evitar sequelas futuras. Assim, conseguimos oferecer ao paciente um tratamento mais rápido e eficaz, garantindo qualidade de vida”, afirmou.


O coordenador de Doenças Crônicas da SMS, Max Rafael, lembrou que Marabá é um município endêmico para hanseníase e que a rede já atua no diagnóstico e tratamento em todas as unidades de saúde, nas zonas urbana e rural.
“Temos uma lei municipal que assegura cesta básica para os pacientes em tratamento, como forma de apoio durante todo o processo. Hoje, cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros e coordenadores da Atenção Básica, participam dessa formação, o que fortalece nossa rede de atendimento”, enfatizou.


Após a capacitação teórica, os atendimentos da Carreta Hans acontecerão de 2 a 5 de setembro, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Pessoas com manchas na pele, dormência, câimbras ou formigamentos podem procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próxima da sua casa, que irão encaminhar os casos suspeitos para avaliação.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio Santos
Confira outras fotos:









Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SANEAMENTO
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL