Festa da fé: Romaria Fluvial em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré reúne mais de 200 embarcações
Depois da santa missa no Santuário de Nazaré, na Folha 16, a imagem da virgem de Nazaré foi coloca na Berlinda e os fiéis emocionados saíram em mais uma procissão até o balneário da Mangueira, na Folha 14. E já nas água do Rio Tocantins, na embarcação oficial, a imagem da Rainha da Amazônia foi seguida por centenas de outros barcos: é a Romaria Fluvial da 44ª edição do Círio de Nazaré, em Marabá, considerado o segundo maior do Pará, neste sábado (19).
Rodeada de flores, a imagem de Nossa Senhora foi acompanhada por mais de 200 embarcações, com milhares de devotos nos barcos. Já ao longo da orla da Avenida Marechal Deodoro, na Orla de Marabá, os fiéis aguardavam a passagem da imagem para prestar homenagens à Padroeira dos Paraenses, como a dona Divina Calixto, moradora do bairro Santa Rosa, que se emocionou e agradeceu por graças recebidas.
“Só quero agradecer pela saúde da minha família e, enquanto vida tiver, farei minhas homenagens e agradecimentos”, disse.
Lanchas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal faziam a segurança dos participantes durante a procissão no rio. Em razão do baixo nível do rio, o Corpo de Bombeiros pediu atenção dos condutores durante o percurso.
O comerciante José Vanderley Ferreira e o filho Pedro Valdomiro aguardavam ansiosos a passagem da imagem de Nossa Senhora. “É necessário agradecer pela saúde da minha família, pela saúde dos amigos e sempre renovando a fé em Nossa Senhora que tudo vai dar certo”, relatou.
Os amigos Kennedy Aires e Juarez Júnior, devotos de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Nazaré, não perdem nenhum Círio Fluvial e todos os anos renovam a fé católica na romaria. “Não perco nenhum círio e todos os anos temos que estar aqui como devoto desta grande rainha da Amazônia”, enfatiza Kennedy.
“Estamos aqui para saudar a nossa mãe e nossa rainha e só temos que agradecer”, disse emocionado Juarez Junior.
O desembarque aconteceu no porto da Colônia de Pescadores Z-30, no bairro de Santa Rosa, onde uma multidão aguardava a imagem de Nossa Senhora, com o início de mais uma procissão pelas ruas da Marabá Pioneira até ao palanque principal onde os fiéis viveram um dos momentos mais aguardados da festa: a troca do manto e uma missa campal.
No rosto dos devotos, de pessoas como a dona de casa Santana Alves, de 64 anos, as emoções resultaram em lágrimas. “Faz vinte anos que acompanho a procissão do Círio em Marabá e se Deus quiser estarei aqui por muitos anos ainda”, disse.
Ao final da caminhada pelas ruas da Marabá Pioneira, os devotos participaram de uma missa celebrada pelo Bispo de Marabá Dom Vital Corbellini, em um palco montado pela Secretaria Municipal de Cultura, na praça Duque de Caxias.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Jordão Nunes e Paulo Sérgio Santos
Confira as fotos: