
SAE/CTA: Novo Centro de Testagem e Aconselhamento está em fase de conclusão
Atualmente, as obras do novo prédio do Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, estão bem avançadas em várias frentes. O reboco está praticamente finalizado, com 90% concluído e a cobertura está com mais de dois terços finalizados. A colocação do piso também está em andamento, com 90% do piso grosso aplicado. O mestre de obras, Deyvison Robson, destaca que a equipe está concentrada em diferentes tarefas simultaneamente.

“A fase atual inclui a finalização da parte elétrica e hidráulica, com 90% da elétrica concluída e a hidráulica praticamente finalizada, exceto pela instalação da caixa d’água e alguns pontos específicos. O piso korodur, que vem após o piso grosso, também está 90% concluído. Estamos focados na colocação das portas de ferro e no acabamento das janelas, com previsão de concluir a instalação das janelas e o acabamento em mármore na próxima semana. Além disso, estamos preparando a estrutura para a instalação do piso tátil, que é crucial para a acessibilidade do projeto”, explica Robson.
O novo prédio contará com 52 salas divididas em três blocos (administrativo, laboratorial e ambulatorial). O espaço incluirá consultórios ginecológicos, de enfermagem (para pacientes com HIV e Hepatites), Triagem Nutricional, Serviço Social, Arquivo, Farmácia, Clínico Geral e Infectologista. Também haverá Serviços Odontológicos, Pediatria, Salas de Vacina, de Injetáveis, Análise Viral, Coleta, Reunião e uma Brinquedoteca. O novo CTA incluirá uma Sala de Aconselhamento, Laboratório, Exames de Sorologia e um Auditório.
Localizado na Folha 25, via de acesso à Transmangueira, núcleo Nova Marabá, o terreno possui 2.500 m² e o prédio terá uma área construída de 881,50 m². Cerca de 40 operários estão envolvidos na execução da obra.
Atualmente, o SAE/CTA atende no prédio do antigo Centro de Especializações Integradas (CEI), situado na Folha 32, ao lado do CAPS. O órgão oferece atendimento a pacientes de outros 11 municípios vizinhos da 11ª Regional de Saúde do Pará.
O SAE/CTA é responsável pelo diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, sífilis e hepatites virais (B e C), além de realizar a assistência e monitoramento dos pacientes diagnosticados, disponibilizando medicações gratuitas. A equipe é composta por 42 servidores que atendem, em média, 4 mil pessoas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, abrange o público em geral, mas a maioria dos pacientes são gestantes em fase pré-natal, pessoas em situação de privação de liberdade e o público LGBTQIA+.








Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Cecília Yonara sob supervisão do Repórter Osvaldo Henriques
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL