SALÃO DO LIVRO: LITERATURA DE CORDEL ARREBATA AMANTES DAS RIMAS NESTE DOMINGO
Nesta segunda-feira a programação segue com palestra sobre religiosidade e preconceito, sarau, e seminário do escritor homenageado, Age de Carvalho. O Salão do livro em Marabá segue até o dia 6 de maio no centro de Convenções Carajás, aberto de 09h às 22h.
Quem saiu de casa neste domingo (29) para visitar o Salão do Livro experimentou uma vivência sem par, de cultura e conhecimento, no Carajás Centro de Convenções. Pela manhã, estudantes e amantes da literatura de cordel participaram da oficina “Os encantos de cordel”, ministrada pela Professora Lusinete Bezerra da Silva.
A oficina contou ainda com a participação do cordelista de Marabá Uchoa de Castro, mais conhecido como “Rimador de Marabá”, que fez o público dar muitas risadas e se encantar com suas rimas, baseadas em histórias reais e imaginárias.
Agradecido pela oportunidade, Uchoa ressaltou que o município ainda tem muito a crescer no quesito literatura de cordel. “Aqui é o centro de levantar a cultura de Marabá e onde posso mostrar o meu trabalho. Marabá ainda vai ter um conhecimento muito grande através da literatura de cordel”.
Ainda pela manhã, o público apreciou a música e arte através da Companhia de dança de Tucuruí com duas apresentações que abrilhantaram o espaço do auditório.
A tarde foi contagiada pelo Projeto BAPE – Batidas com perfeição bateristas da GAP e musicando. Paralelamente, quem procurava conhecer um pouco mais sobre a história da região, participou da palestra “Historicizando o sul e sudeste do Pará: migração, povoamento, cidades e conflitos sociais com o historiador Airton Pereira. Seguida da roda de conversa sobre biblioterapia: a terapia através da literatura, com a psicóloga e psicanalista Pollyana Souto.
No início da noite, foi a vez da exposição do sarau performático com apresentação de personagens históricos da cidade “Filhos da terra”, explodir história e conteúdo regional. E para fechar a noite de domingo, as mulheres do grupo de dança comandado pela professora Shirley Rios, aqueceram o palco do auditório com o show “Despertar da dança do ventre”.
Nesta segunda-feira (30) a programação segue com palestra sobre religiosidade e preconceito, sarau, Escola do legislativo e seminário do escritor homenageado, Age de Carvalho. O Salão do livro em Marabá segue até o dia 6 de maio no centro de Convenções Carajás, aberto de 09h às 22h.
Veja aqui a programação completa: FEIRA LIVRO