Saúde: Campanha de Vacinação contra a influenza segue até 26 de outubro
Dia D de Mobilização está marcado para 28 de setembro
Desde o dia 2 de setembro a Região Norte participa da Campanha Nacional de Imunização contra a influenza, a qual possui um calendário ajustado para o período do Inverno Amazônico, diferente das outras regiões do Brasil, onde a imunização ocorre entre abril e maio. O Dia D de Mobilização está marcado para 28 de setembro e o término será dia 26 de outubro.
A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde de Marabá, das 8h às 17h. É necessário levar o cartão SUS e o cartão de vacinação para receber a dose. Podem se vacinar os seguintes grupos:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
Conforme a coordenação de imunização de Marabá, a meta deste ano para o município é imunizar cerca de 80 mil pessoas dos grupos prioritários, porém, apenas 5.513 doses foram aplicadas até o momento. É importante que a população se dirija até a UBS mais próxima para garantir a proteção contra a Influenza.
Quem aproveitou para se imunizar foi a professora Maria Raimunda Carvalho, 56 anos, que lembrou da campanha por meio da Tv e logo aproveitou para procurar a UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 12.
“Meu marido tem mais de 70 anos e veio a gripar esses tempos e eu corri o risco de pegar, mas com essa vacina a gente fica protegido, por isso é importante ter essa campanha. Todo ano eu venho me vacinar para proteger minha família, a comunidade estudantil, a comunidade idosa e todos ao nosso redor”, comenta.
A gestante Maria Luiza Silva, 20 anos, também aproveitou as consultas de pré-natal para tomar a vacina. É a segunda vez que a paciente recebe a dose.
“É importante porque assim eu me previno e protejo o meu bebê também”, relata.
As mães também aproveitaram para as vacinas de rotina dos seus bebês, para incluir a dose contra a influenza e garantir a proteção completa. Uma delas é a Evelen Eduarda Marinho, 19 anos, que trouxe a pequena Maila, de 6 meses, para ser imunizada. “Eu acho muito importante essa campanha, pois ajuda muito na nossa saúde, protegendo contra a gripe”, afirma.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Pauo Sérgio