Saúde: Campanha de vacinação contra gripe é ampliada para todos os públicos
A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) continua e as Unidades Básicas de Saúde estão com a vacina disponível para todos os públicos, a partir dos 6 meses de idade. A campanha foi ampliada e agora inclui todas as pessoas. Basta levar a caderneta de vacinação e um documento de identificação.
Em Marabá, a campanha para o público prioritário teve início no dia 2 de setembro e em 9 de novembro foi ampliada para todos os grupos e prossegue até dia 30 de novembro, em todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural.
Paulo Jânio, Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância da pessoa ir a uma unidade para sua imunização e também de toda a família, bastando para isso procurar a unidade mais próxima de sua residência.

“A campanha é nacional e agora chegou a vez de atender a todas as pessoas e você que não foi vacinar ainda, tem até o final do mês para ir até uma UBS e se vacinar, pois estamos com equipes preparadas para atendê-lo”, enfatiza.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Em Marabá a meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% da população, sendo que já foi atingida 26%.
O professor Evaldo Barreto, não esperou muito e logo cedo procurou uma UBS para se imunizar.


“A vacina é muito importante para proteger a gente e também a nossa família, tenho duas crianças em casa e é preciso estar protegido”, ressalta o educador.
Dona Osvaldina Pereira da Silva disse que é preciso se imunizar e não perder uma campanha quando a questão é cuidar da saúde.

“Venho sempre nas campanhas pois sei que é necessário. Hoje estou com 71 anos e tenho que pensar nas outras pessoas também”, explica.







Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes