Saúde: Centro de Especialidades Integradas realiza capacitação aos médicos da Rede de Atenção Básica
O Projeto de Educação Continuada, realizado pelo Centro de Especialidades Integradas (CEI), mostra um avanço significativo para a capacitação dos médicos generalistas da rede de Atenção Básica em Marabá. O projeto visa qualificar os profissionais da saúde por meio de palestras que abordam o manejo de diversas condições clínicas, com foco na melhoria dos fluxos de atendimento e encaminhamento de pacientes para especialidades.
De acordo com Erica Mayranne, uma das responsáveis pelo projeto, ele funciona como uma ponte entre os médicos especialistas do CEI e os médicos generalistas da Atenção Básica.
“Essas palestras são realizadas para que os generalistas compreendam como proceder em casos de alta complexidade, como pré-natal de alto risco e hipertensão grave e saibam quando encaminhar pacientes para os especialistas”, explica.
As atividades ocorrem duas vezes por mês, sempre às quintas e sextas-feiras, de forma a não comprometer o atendimento nas unidades de saúde. Além das aulas presenciais, o projeto oferece uma plataforma online onde os conteúdos são disponibilizados para acesso contínuo, especialmente para médicos da zona rural que não conseguem participar presencialmente.
A médica Nathália Santos, participante do projeto há algum tempo, destaca a importância dessas capacitações.
“As palestras são fundamentais para a capacitação dos médicos do município, nos ajudando a identificar precocemente patologias graves e a evitar complicações nos pacientes,” afirma Nathália, que já participou de quatro aulas.
Ela destaca a excelência dos palestrantes, como a Dra. Ketlyn Dias, ginecologista do CEI que compartilha conhecimentos valiosos com base em sua vasta experiência no município. Ela ministrou a palestra mais recente, ocorrida na quinta-feira, 25 de julho, que abordou as síndromes hipertensivas na gestação.
Segundo ela, a hipertensão durante a gravidez é uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil, e o projeto visa atualizar os médicos da Atenção Básica sobre esse e outros temas críticos, como infecções congênitas e diabetes gestacional.
“Nosso objetivo é trazer atualizações e melhorar o fluxo entre o pré-natal de alto risco e a atenção básica, para reduzir essas estatísticas alarmantes,” destaca.
O Projeto de Educação Continuada do CEI se apresenta como uma iniciativa para a qualificação dos profissionais de saúde de Marabá, contribuindo para um atendimento mais qualificado e seguro à população. A continuidade dessas ações educativas, visa uma melhoria constante na assistência prestada aos pacientes em casos de alta complexidade.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Patrícia sob supervisão do jornalista Osvaldo Henriques