Saúde: Cerca de 300 pessoas receberam atendimento no Dia D do Outubro Rosa
As atividades da Campanha Outubro Rosa, mês dedicado a intensificar o combate e a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, continuam a todo vapor. Duas Unidades Básicas de Saúde “Enfermeira Zezinha”, na Folha 23 e “Mariana Moraes”, no Km 7, ambas localizadas na Nova Marabá, realizam o dia D, na sexta-feira (18). Ações como consultas médicas, exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau), coletas de testes rápidos, palestras e outras ações compuseram o dia D.
A enfermeira Diane Reis Freitas, da UBS “Mariana Moraes”, destaca que a importância do Outubro Rosa não é somente no dia D, e sim durante todo o ano, sobretudo no mês de outubro. “Tentamos conscientizar as pacientes sobre a prevenção, a realização do autoexame de mama e mamografia, como também prevenção do câncer do colo do útero”, explicou a profissional de saúde.
No Centro de Saúde “Mariana Moraes” foram atendidas 300 pessoas, 60 delas, em consultas médicas, foram realizadas 30 coletas de Papanicolau, 50 coletas de testes rápidos sendo sífilis, HIV, Hepatite B e C, além de palestras pela manhã e tarde com o tema do câncer de colo de útero e mama. Ademais, aconteceu apresentação teatral da equipe pelos dois turnos, sorteio de brindes, café da manhã e da tarde.
Na ocasião foram realizados cerca de 40 encaminhamentos para mamografia no Crismu (Centro de Referência em Saúde da Mulher) e agendamento para esta semana. “Todo o mês de outubro estaremos com demanda livre de preventivo na unidade, consultas com prioridade para mulheres”, pontua Diane.
Fotos: Divulgação