Chega o período de Carnaval e os cuidados com a saúde continuam necessários e precisam ser intensificados, para isso Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) em Marabá, está realizando atendimentos à população em alguns pontos neste período de festa.

O primeiro aconteceu no Partage Shopping e quem passava pelo local era atendido com testes rápidos, distribuição de preservativos e promoção da conscientização sobre os riscos das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e HIV/AIDS nos pontos de maior aglomeração de brincantes e nos blocos.

Outro ponto será a Praça da Liberdade, hoje, 1º de março, das 16:00 até as 22:00, quando os profissionais de Saúde também atendem a população com a mesma abordagem. Por fim os serviços serão oferecidos no último dia de Carnaval, dia 04 de Março na Praça do Novo Horizonte, no mesmo horário. Todos os serviços são gratuitos e é de extrema importância que a população tenha consciência de que se cuidar é o mais importante neste Carnaval. 

A psicóloga Joice Paz fala importância desses serviços junto a população. 

“A gente conscientiza a população de que vai está no carnaval e a importância da prevenção. Lembrando a Quem for fazer a testagem conosco, tem sigilo absoluto. Fazemos o acolhimento do paciente, posteriormente ele faz a testagem com a equipe reservada e quando vai receber a devolutiva da testagem é de forma sigilosa e exclusiva, só ele recebe o atendimento. E por ventura de reagente, já fazemos o encaminhamento e solicitamos que vá até o SAE/CTA”, destaca.

A gerente de Marketing do Partage Shopping, Dalila Oliveira, destaca que a parceira ocorre em um momento oportuno e de forma necessária para deixar a população sempre alerta. 

“A parceria com o CTA junto com a prefeitura vem reforçar o cuidado que nós temos com a população. Nesse momento de Carnaval, precisamos mais do que nunca levar a informação e a prevenção para que possamos cuidar das pessoas e que todo mundo possa curtir esse momento com muita responsabilidade e saúde. São mais de 10 mil pessoas Passando no shopping, Então, um serviço de saúde para a comunidade é sempre muito bem-vindo para que a gente possa ser um canal também de apoio e de suporte para todos os órgãos.”

Texto: Sarah Maria 
Fotos: Sara Lopes