Saúde: A programação da campanha Dezembro Vermelho terá ações itinerantes com palestras, dinâmicas e testes rápidos
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) inicia a campanha Dezembro Vermelho de prevenção e conscientização sobre HIV/Aids. Neste ano, a programação contará com mesa redonda na abertura e ações itinerantes em pontos estratégicos da cidade, que seguirão o mote “HIV/Aids. Mais informação, menos preconceito”.
A mesa de abertura acontecerá no dia 2 de dezembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa), das 8h30 às 12h. Além da mesa redonda, o momento contará com palestras, dinâmicas, realização de testes rápidos, fornecimento de preservativos, homenagem ao grupo de apoio “É preciso saber viver sem preconceito” composto por pessoas que convivem com HIV e que são acompanhadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além de coffee break.
“É um momento especial não só para a gente enfatizar a importância da prevenção, promoção, do diagnóstico e do tratamento do HIV, mas também de levantar a bandeira do não preconceito, levando informações de esclarecimento para a população em geral”, afirma Katiane Chaves, gerente do CTA.
Programação itinerante
Até o dia 15 de dezembro, a SMS promove, por meio do CTA, ações itinerantes em pontos estratégicos do município levando testagens rápidas e distribuição de preservativos e materiais informativos.
Confira abaixo a programação itinerante:
Dia: 07/12/2024 (sábado) | Local: São Félix (em frente ao Supermercado Camiño) 8h às 17h – Testagem para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos e aconselhamento. |
Dia: 08/12/2024 (domingo) | Local: Feira de Laranjeiras 8h às 14h – Testagem para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos e aconselhamento. |
Dia: 14/12/2024 (sábado) | Local: Praça da Liberdade 8h às 18h – Testagem para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos e aconselhamento. |
Dia: 15/12/2024 (domingo) | Local: Feira da Folha 28 8h às 14h – Testagem para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos e aconselhamento. |
1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids desde 1987 e foi instituído no Brasil em 1988 por meio do Ministério da Saúde. A campanha tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção em relação ao HIV/Aids e os avanços nas formas de tratamento e acompanhamento das pessoas que convivem com o vírus.
Katiane Chaves reforça que a campanha busca chamar a atenção da população para manter a testagem em dia.
“As pessoas podem buscar não só o SAE/CTA como as UBS’s para se informarem com relação aos métodos de prevenção. Aqui no SAE/CTA, a gente fornece além do insumo de prevenção, que é o preservativo masculino, feminino e lubrificantes, também fornecemos a Prep, que é a profilaxia pré-exposição, que é um método de prevenção ao vírus do HIV e a PeP, que é a profilaxia pós-exposição. Então, com toda certeza, é muito importante que cada um da população em geral busque informações referentes aos meios de prevenção e aos métodos de diagnóstico e tratamento do HIV/Aids”, conclui.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Patrícia Pereira (Sob supervisão)