Saúde: Dia D de imunização contra a gripe garante ampla cobertura em Marabá
A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no sábado, 28 de setembro, o Dia D da Campanha de Imunização contra a Gripe, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra o vírus Influenza. A vacinação ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural, além de pontos estratégicos como o Partage Shopping, o Núcleo de Educação Infantil (NEI) do Cidade Jardim e Escola Maria das Graças, localizada no bairro Bela Vista.
A ação voltada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluiu hipertensos, diabéticos, cardiopatas, deficientes permanentes, crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, profissionais da Saúde, Educação e Segurança Pública, além de caminhoneiros. A inclusão desses grupos tem por base estudos que mostram sua maior vulnerabilidade a complicações causadas pelo vírus Influenza, como internações e, em casos graves, óbitos. A vacinação, além de proteger diretamente quem recebe a dose, contribui para a imunidade coletiva, reduzindo a propagação do vírus na comunidade.
Silvestre Rodrigo da Silva, de 55 anos, é caminhoneiro e compareceu a um dos pontos de vacinação após ouvir sobre a campanha pelo rádio.
“Eu ouvi a chamada para os caminhoneiros pelo rádio e vim logo me vacinar. A gripe não é fácil, já peguei uma vez e fiquei muito mal. Agora não perco a chance de me proteger”, relatou.
Adriele Rodrigues, 38 anos, avó da pequena Hadassa, de 10 meses, também aproveitou o Dia D para garantir a imunização da neta.
“Fiquei sabendo da campanha pelas redes sociais e vim logo garantir a vacina dela. É a primeira vez que ela está tomando, e acho muito importante, porque as vacinas estão aí para combatermos as doenças. E o melhor de tudo, é gratuito, então temos que aproveitar e cuidar das nossas crianças”, comentou.
Para Lurdimar Alves da Silva, de 64 anos, a vacinação anual já faz parte da sua rotina.
“Sempre venho me vacinar, já tomei inúmeras vezes. É bom se cuidar, principalmente para nós, idosos. Não quero ficar doente, então venho logo no primeiro dia”, explicou.
A campanha de vacinação contra a gripe segue ativa nas UBS reforçando a importância da imunização e proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis. A Secretaria de Saúde alerta para que aqueles que ainda não se vacinaram aproveitem a oportunidade, lembrando que a vacina é a forma mais eficaz de evitar complicações graves relacionadas à gripe.
Texto: Osvaldo Henriques|
Fotos: Paulo Sérgio