O Programa Saúde na Escola (PSE) finalizou o mês de março com diversas ações em escolas e Núcleos de Educação Infantil (NEI) da rede municipal de ensino de Marabá. Foram 32 escolas e nove NEI atendidos com ações que desenvolveram temas importantes referentes ao cuidado com a saúde.

O PSE promove ações que têm como foco palestras com temas importantes como: saúde mental, saúde bucal, alimentação saudável e prevenção de doenças, por exemplo. A programação conta ainda com atividades físicas, escovação supervisionada e atualização da caderneta de vacina.

Entre algumas das escolas atendidas com ações do PSE em março estão: NEI Chapeuzinho Vermelho, na Folha 28; Escolas Ruan Pablo, na Vila Sororó; Rui Barbosa, na Vila Murumuru; Ida Valmont, no bairro Novo Horizonte; Francisca de Oliveira Lima, na Folha 34; José Cursinho de Azevedo, na Folha 10; entre outras.

No mês de março, foram 605 alunos vacinados, 1734 alunos que receberam os kits de higiene bucal e 7186 alunos que foram alcançados pelas ações do PSE.

Segundo Evandro Ferreira, coordenador do PSE, o objetivo do programa é promover bons hábitos nas crianças e adolescentes atendidos na rede municipal ensino para que na vida adulta possam estar conscientes sobre como cuidar da saúde física e mental.

“O Programa Saúde na Escola reforça a importância de integrar a Educação e a Saúde, trabalhando juntos para formar cidadãos mais saudáveis e engajados no cuidado com seu bem-estar. Com a adesão dos alunos, pais e professores, o PSE segue seu trabalho em Marabá, impactando positivamente a vida de muitos estudantes e contribuindo para a construção de uma comunidade mais saudável e consciente”, ressalta o coordenador.

O PSE é um programa federal que existe em Marabá desde 2007 e que busca levar ações e práticas de saúde para o ambiente escolar. As ações só são possíveis graças às Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são o elo entew a Secretaria Municipal de Saude (SMS) e as unidades de ensino. O apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é imprescindível para colocar o programa em ação.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação/PSE