Saúde: HMM recebe melhorias na infraestrutura e aprimora prestação de serviços à população
Desde 2017, o Hospital Municipal de Marabá (HMM) recebe obras de revitalização e ampliação, aprimorando o serviço prestado à população de Marabá e dos municípios vizinhos. São cerca de 550 atendimentos por dia entre os diversos setores.
Uma das principais melhorias é relacionada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que atualmente conta com dez leitos. Antes, os pacientes contavam com a Unidade de Cuidados Especiais, que hoje atua como retaguarda da UTI, com cinco leitos.
“O hospital não tinha UTI e hoje nós temos dez leitos de UTI cadastrados onde o paciente chega e pode ser atendido, pode ser medicado e tem o seu acompanhamento por uma equipe multi, que são as especialidades dentre cardiologia, cirurgia vascular, clínica geral”, ressalta Ricardo Emanuel Araújo, diretor administrativo do HMM.
Os servidores do hospital também foram beneficiados com obras importantes como as salas de repouso para que os profissionais como técnicos de enfermagem, maqueiros e médicos. A sala de repouso para os motoristas está em fase de planejamento.
Atualmente, o hospital segue com a revitalização dos Blocos A e B. Como o hospital não pode parar, a execução do serviço segue em ritmo próprio para não afetar os atendimentos. No Bloco A, que é a clínica médica, onde os pacientes realizam tratamento contínuo por meio da internação, as obras estão centradas na troca de portas, pintura, troca da louça do banheiro, troca de equipamentos como ar condicionado e do telhado, além de outras melhorias.
“No Bloco B, a clínica cirúrgica, que são os pacientes pós-operatórios. O paciente entra, é feito um diagnóstico, realiza o procedimento cirúrgico e, em seguida, é encaminhado ao pós-cirúrgico para que sejam avaliadas as condições depois da cirurgia. Também estamos fazendo a troca das portas, pintura e reestruturação, melhorando de fato o ambiente de trabalho para o nosso servidor e para que possamos cada vez mais receber os nossos pacientes, dando um tratamento humanizado, tratamento que merece, de acordo com a sua comorbidade”, afirma o diretor administrativo.
Hoje, o HMM conta também com 14 leitos pediátricos, 32 na clínica cirúrgica, 30 na clínica médica e seis na Ala Psicossocial.
Durante a pandemia de Covid-19, o hospital passou por adaptações para atender a alta demanda. Leitos foram isolados e o ritmo de cirurgia foi diminuído. “Estávamos fazendo só de fato urgência e emergência e criamos com o apoio da Prefeitura, colocamos tendas, fizemos consultórios médicos, triagem, foi uma mega operação para que a gente conseguisse atender e graças a Deus logramos êxito, tendo em vista que a gente conseguiu atender e nunca deixamos nenhum paciente sem atendimento, tanto de municípios vizinhos quanto os daqui de Marabá”, ressalta.
O hospital ganhou também um novo prédio, que comporta o centro de abastecimento de insumos utilizados no hospital e a nova lavanderia, juntamente com o novo espeçao do setor de rouparia. Com o novo espaço para lavar e higienizar as vestimentas dos servidores do hospital, a capacidade passou para 500kg por dia.
Outras obras importantes que estão em execução no HMM estão o novo setor de Recursos Humanos e a cozinha, que atualmente possui 180,35 m², ganhará mais 80,37² de área construída, tendo espaços específicos para as câmaras frias, depósito de secos e molhados e recebimento dos insumos.
Por dia, são cerca de 1000 refeições servidas no HMM, sendo 300 somente no almoço. A coordenadora de nutrição do HMM, Nazaré Galvão, explica quais as principais mudanças e melhorias no atual espaço.
“A gente vai conseguir ter um estoque de secos, um estoque de hortifruti adequado, uma área de recepção, que não temos. Com a área de recepção, vamos fazer a seleção e direcionar para cada área específica, como área de frios. Teremos um espaço maior dentro da área de produção com a cocção, a parte de higiene. A gente vai ter um espaço só para o nosso açougueiro onde vai ter o freezer e uma área refrigerada para ele trabalhar melhor e conseguir com isso ter um material mais seguro. Estamos visando garantir a segurança alimentar e nutricional para o nosso comensal. A gente está muito feliz e nessa expectativa para que saia tudo certo”, destaca.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Wellen Cristina sob supervisão de Karoline Bezerra e Secom