Saúde: HMM passa por reforma e humaniza atendimento
Um amplo projeto, que inclui desde reforma da estrutura física a reciclagem de servidores, vem sendo desenvolvido no Hospital Municipal de Marabá (HMM), com objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes que procuram a casa de saúde todos os dias.
De acordo com o diretor técnico do HMM, Marcos Jovã, em 2018 houve um aumento significativo no número de atendimentos à população. No mês de março, houve 5.386 atendimentos, já no mês seguinte houve um salto de mais de 100%, fechando abril com 12.363, número que se manteve em maio fechando com 12.556 atendimentos. Em novembro o número reduziu mas ainda mantendo-se acima da média com 9.550 atendimentos médicos.
Estes números apontaram para um novo momento no atendimento e também na estrutura do prédio. Desde o ano passado, acontecem mudanças que visam melhorar ainda mais o atendimento ao paciente, desde a recepção até a internação. “Na recepção os servidores estão sendo treinados para instruir os pacientes e informá-los como será o atendimento médico. Eles devem orientar melhor o paciente, e hoje já desenvolvemos o projeto empatia, para que nossos servidores estejam aptos para melhor atender o paciente para que os serviços sejam o mais humano e agradável possível”, explica o diretor clínico.
Os consultórios clínicos foram os primeiros a serem reformados e receberam móveis novos, mesas, cadeiras e as antigas pias foram trocadas. Estão sendo instalados também computadores, onde o médico terá acesso ao prontuário do paciente informatizado.
A diretora administrativa Eliana Moreira, diretora administrativa do HMM, explica que os serviços na parte física, que estão acontecendo na casa de saúde, são essenciais e pede compreensão da população, pois é um trabalho lento, uma vez que o atendimento não pode ser paralisado. “As reformas estão sendo lentas, porque não podemos desocupar o hospital para a reforma, é de sala em sala. Quando finaliza um setor, a reforma segue para outro e assim sucessivamente. Desta maneira estamos avançando em várias situações. As licitações que já ocorreram, foram realizadas compras e os materiais estão chegando. Isso implica no melhor serviço e também na celeridade aos atendimentos”, pontua Eliana.
O Hospital Municipal de Marabá vem passando por alterações nos atendimentos, modernização de alguns setores, além da criação de novos serviços, como a ampliação no número dos centros cirúrgicos. Antes, eram duas salas de cirurgia e aumentou para quatro, atendendo também os pacientes de outros municípios. De acordo com Marcos Jovã, são atendidos pacientes de aproximadamente 22 municípios da região. Isso implica maior demanda e maior número de profissionais.
Hoje o HMM mantém um quadro de 620 profissionais entre, médicos, enfermeiros, auxiliares e demais servidores. O quadro de anestesistas também foi ampliado, “dobramos o número de anestesistas, as salas receberam carros de anestesia novos, e os que estavam passaram por manutenção e adequações atendendo as demais cirurgias. Monitores também foram adquiridos para monitorizar os pacientes, tanto no pré-operatório como no pós-operatório”.
Na unidade de cuidados especiais (UCE), os leitos estão equipados com aparelho respirador e hoje todos os leitos já dispõe de respiradores e todos estão monitorizados. De acordo com Marcos Jovã, “Hoje são 5 leitos sendo 4 normais e um de isolamento e há a ampliação do espaço, pois hoje onde funciona a lavanderia será transferida para um novo espaço que está em construção e onde é a lavanderia vai receber mais 3 leitos, ampliando para 8 leitos, e no mais breve possível passaremos futuramente a funcionar como UTI (unidade de Terapia Intensiva), com os leitos já disponibilizados”.
Hoje o hospital municipal dispõe de um Arco cirúrgico que proporcionou a equipe médica a realizar cirurgias que antes não eram realizadas aqui. “E hoje aumentamos nosso leque de cirurgias, principalmente ortopédicas, com isso as cirurgias eletivas foram atendidas diminuindo nossa fila de espera consideravelmente”, explica Dr. Marcos Jovã.
As mudanças realizadas e que vem sendo implementadas na casa de saúde, já vem sendo percebidas pela população. “Estamos procurando uma forma de motivar o servidor no trato ao paciente, e já houve situações que o próprio paciente chegou a agradecer, como objetos encontrados inclusive com valores altos e devolvidos, e também de atendimento, e nós percebemos que o servidor está engajado nesse projeto, e são todos os servidores, cozinheiras, pessoal de apoio, médicos, enfermeiros,administrativo, enfim todos, e quem ganha com isso é a população”, destaca enfermeira Eliana Moreira.