SAÚDE: MARABÁ SEDIA ENCONTRO ESTADUAL SOBRE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
O fortalecimento da Atenção Básica de Saúde é o tema do Encontro Estadual promovido pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Prefeitura de Marabá e o Governo do Estado, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá. O objetivo é construir uma agenda conjunta entre as três esferas do Governo.
A cerimônia de abertura aconteceu às 10h, desta quinta-feira (28) e reuniu gestores, servidores da saúde, Universidade do Sul e Sudeste do Pará, (Unifesspa), estudantes e representantes da sociedade civil em geral, de diversos municípios da região. O evento encerra nesta sexta-feira (29).
Segundo o Ministério da Saúde este é um dos 38 encontros que estão sendo realizados em todo o país. Dez técnicos do MS fazem parte da caravana que nesses dois dias tem como missão repassar o máximo de informações aos municípios para sanar dúvidas e assim possibilitar o acesso aos programas do MS, para captação de recursos melhorando o serviço público no setor.
Marcone Santos, secretário municipal de saúde, avalia o evento como de extrema importância, devido à aproximação do ministério com os municípios. Para ele, a integração entre as três esferas pode gerar bons resultados. Além disso, ele ressaltou inclusive, que a SMS já tem uma lista com pautas importantes para discutir com os representantes do Ministério da Saúde.
“Vamos reiterar as pautas de melhoramento da saúde pública em Marabá, como a busca contínua de melhoria das estruturas dos nossos postos de saúde, destacadamente a informatização, para que a gente possa em tempo real trabalhar com a nossa produção, agilidade, e o máximo de serviços que a gente possa implantar nas nossas unidades de saúde do município”, enfatizou Marcone.
A programação desta quinta-feira incluiu mesas redondas sobre Integração Atenção Básicas e Vigilância em Saúde; Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica e ainda, Programa de melhoria do acesso a Qualidade da Atenção Básica.
Na sexta, das 08 ao 12h, estão previstas a realização de cinco oficinas, no Campus da Universidade Estadual do Pará (UEPA). São elas: Processo de Trabalho na Atenção Básica; e-SUS AB; Estratégia Saúde da Família e Ribeirinha e Fluvial; Requalifica UBS e Saúde Bucal.