Saúde: Marabá ultrapassa 25 mil vacinados contra a covid-19
O município de Marabá ultrapassou a marca de 25 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. O vacinômetro registra 26.542 pessoas que já tomaram a primeira dose, destes 6.131 já tomaram também a 2ª dose do imunizante. Até hoje, a campanha de vacinação alcançou os idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e, atualmente, pessoas com comorbidades estão sendo imunizadas, como hipertensos e diabéticos entre 50 e 59 anos, pacientes oncológicos, transplantados, pessoas com síndrome de down, doença renal crônica dialítica e deficiências permanentes.
A primeira dose contra Covid-19 foi aplicada no dia 19 de janeiro. A agente de serviços gerais do Hospital Municipal de Marabá, Rosinalva Nunes de Castro, de 50 anos, foi a primeira vacinada. Nesse primeiro momento, profissionais de saúde e trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia e idosos em abrigos institucionais foram imunizados. Nessa primeira fase, foram imunizadas 3.209 pessoas entre idosos em abrigos institucionais e profissionais de saúde.
Em 10 de fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começaram a vacinação em domicílio dos idosos com mais de 90 anos. No dia 15 de fevereiro, foi a vez dos idosos com mais de 85 anos.
Em março, com o início da vacinação dos idosos com mais de 80 anos, a campanha foi distribuída em pontos nos diversos núcleos da cidade, em escolas da rede municipal de ensino. No dia 6 de março, os idosos com mais de 75 anos começaram a ser imunizados.
A vacinação dos idosos com mais de 70 anos, iniciou em 27 de março, e no dia 30 de março, os idosos com mais de 60 anos. Como a população de pessoas nessa faixa etária é maior, a campanha voltada para esse público se estendeu por mais tempo e, inicialmente, ocorreu em oito pontos nos núcleos do município.
Além disso, a aplicação da segunda dose em idosos com idade mais avançada, que já haviam tomado a primeira dose, avançou em abril. Idosos com mais de 75 anos receberam o reforço do imunizante a partir de 7 de abril.
No dia 20 de abril, a SMS, seguindo a recomendação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, seguiu a campanha com os grupos de pessoas com comorbidades iniciando com diabéticos e com Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão Arterial estágio 3 ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo ou com outra comorbidade, de 58 e 59 anos.
Os pacientes oncológicos começaram a ser vacinados no dia 22 de abril, no Centro de Especialidades Integradas, mediante apresentação de declaração de aptidão para a vacinação juntamente com laudo de biópsia positivo. Os pacientes transplantados receberam a imunização nos dias 27 e 28 de abril junto com os oncológicos.
Além das pessoas com comorbidades, a SMS também realizou, entre os dias 27 e 30 de abril, a vacinação dos trabalhadores da saúde, mediante apresentação de comprovante de vínculo empregatício e carteira do conselho de classe.
O coordenador de imunização da direção de Vigilância em Saúde de Marabá, Fernando Gomes, analisa positivamente o andamento da vacinação. “Tem sido bem produtivo e a tendência é avançarmos nesse primeiro momento nos públicos prioritários. Temos obtido resultados significativos”, ressalta.
Em continuidade ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, a imunização segue em grupos com outras comorbidades. “Nós temos conseguido grandes avanços dentro das limitações, inclusive com grande parte de idosos e profissionais de saúde em nosso município já vacinados. Agora, os grupos com comorbidades como hipertensão e diabetes estão sendo atendidos”, destaca Cinthia Mendes, enfermeira que também faz parte da Coordenação de Imunização.
“Temos que ter calma pois a vacina está chegando para todos e aos poucos vamos ampliando a cobertura e alcançando mais grupos”, finaliza a enfermeira.
Esse mês de maio começaram a ser imunizadas as pessoas com síndrome de down, doença renal crônica dialítica e deficiências permanentes que tenham o cartão BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além disso, nos dias 15 e 16 de maio, hipertensos e diabéticos com mais de 50 anos, idosos e profissionais de saúde tiveram a vacinação retomada.
Para se manter informado sobre as próximas fases da vacinação continue acompanhando o site e as redes sociais da Prefeitura de Marabá.