Saúde: Em parceria com a Fundação Vale, UBS recebem doação de equipamentos e mapas
Na manhã desta quarta, 20, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu doações de materiais destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa é uma parceria da Fundação Vale, por meio do Projeto Ciclo Saúde e Proteção Social, que atende o município por meio de capacitações, oficinas e temáticas com profissionais de saúde da atenção básica. Na ocasião foram entregues cerca de 500 equipamentos, como impressoras, notebooks, tablets, câmara fria, cadeira odontológica, foco clínico, tendas, etc. Além disso, 16 UBS receberam um mapa geográfico com informações das microáreas cobertas pelas Unidades, o que deve facilitar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Para o coordenador da Estratégia e Saúde da Família (ESF), Matheus Lemos, além dos materiais recebidos, a entrega dos mapas deve fortalecer os serviços na Atenção Básica.
A gente já tem os mapas digitais de atuação de cada uma das equipes das UBS. Cada ACS é referente a uma microárea identificada de forma digital. Mas hoje, eles estão trazendo esses mapas de forma impressa, para serem colocados em cada uma das Unidades. Isso é um suporte a mais para nós, pois teremos mais informações e agilidade. Saberemos identificar onde aquela equipe está atuando e onde está a maior área de vulnerabilidade, já que o agente comunitário de saúde reconhece a sua área de atuação. Portanto, a gente também consegue se planejar melhor olhando dentro do município através dessa ferramenta hoje”, avalia o coordenador.
De acordo com a Analista de Responsabilidade Social da Fundação Vale, Juliana Barreto, é a segunda vez que acontece a entrega de equipamentos, mas a iniciativa dos mapas impressos foi inédita e deve otimizar a área em que cada ACS vai atuar.
“Desde 2022, nós estamos com o Ciclo Saúde e Proteção Social aqui em Marabá. Nós começamos atendendo algumas UBS e todos os CRAS. Mas agora a gente está contemplando todas as Unidades de Saúde da cidade e é uma parceria que está dando muito certo. A gente acredita muito que de tudo que o Ciclo possa trazer, tanto nas formações, nas oficinas, quanto equipamentos, irão potencializar o que o município já tem em termos de saúde”, destaca a representante.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Secom e divulgação