
Saúde: Prefeitura de Marabá lança projeto “Todos Contra a Dengue” no bairro Independência
Iniciado nesta semana, o projeto piloto “Todos Contra a Dengue” é uma iniciativa que unifica a assistência de saúde básica com a vigilância epidemiológica. Nesta terça-feira (25), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) percorreram outras quadras do bairro Independência com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo o coordenador da Estratégia de Saúde da Família, Jonathan Oliveira, a parceria entre as secretarias de Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semma), Obras (Sevop) e o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) fortalece o combate ao mosquito de forma coletiva.


“Unificando todas as secretarias para atingir o patamar que a gente precisa, que é diminuir as internações por causa da dengue. É fundamental que o ACS esteja à frente desse trabalho porque a população já tem um contato com eles e, com isso, facilita a entrada nas casas”, explica Jonathan.
Trabalhando juntos, ACS e ACE vão de casa em casa para juntos orientarem a população sobre as medidas de prevenção e controle do mosquito. Além disso, a equipe também informa sobre o recolhimento de entulho que a prefeitura fará ainda esta semana, incentivando a população a colocar nas calçadas móveis velhos e outros objetos que estejam acumulando água nos quintais.
Os caminhões do SSAM e da Sevop passarão nos dias 26 e 27, a partir das 13h, para recolher os entulhos nessa localidade. Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental e de Endemias, Bruno Anchieta, a ação visa realizar também um mutirão de orientação, já que o bairro Independência foi identificado com um alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.


“Os ACS estão fazendo o acompanhamento e identificando alguém com sintomas de dengue, já faz o encaminhamento para a Unidade de referência, que no caso é a Unidade de Saúde da Família Dr. Emerson Caselli e os ACE atuam no controle vetorial, esvaziando recipientes com água, aplicando larvicidas e orientando a população sobre os cuidados”, detalha Bruno.
O cuidado com o quintal faz parte da rotina da dona Marluza Moraes, moradora do bairro Independência há mais de 30 anos.


“É sempre ter o cuidado com o quintal pra não deixar juntar água por causa dos mosquitos. Porque eles sempre põem aquelas larvazinhas, aí surgem as doenças. A caixa d’água aqui é fechada e eu sempre peço minha neta pra subir lá e limpar”, afirma.
Outra moradora que também recebeu a equipe do mutirão Todos Contra a Dengue foi Joana Carneiro da Silva.


“Cuidado com o lixo, cuidado com os vasos, com as plantas pra evitar mosquito porque isso não fica só na casa de alguém. Passa de uma pra outra, então todo mundo deve ter o cuidado”, recomenda.







Texto: Fabiane Alves
Fotos: Sara Lopes e Sávio Calvo
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL